Dezembro Verde é o mês dedicado à conscientização da população sobre a importância de combater o abandono de animais e promover a adoção responsável.
Muitas vezes, animais são abandonados e deixados à própria sorte, enfrentando perigos, fome e doenças. Essa situação também agrava o problema da superpopulação de animais de rua e sobrecarrega abrigos e ONGs, que se esforçam para cuidar deles e encontrar lares responsáveis.
A Constituição estabelece punições para atos de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilações contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, sejam eles nativos ou exóticos. Embora o abandono não seja mencionado explicitamente, ele é caracterizado como uma forma de maus-tratos. Por isso, está sujeito às penalidades previstas na legislação.
Dezembro Verde: cuidados com os pets no fim de ano
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de abandono de cães e gatos tendem a aumentar no final do ano, especialmente em dezembro, devido às celebrações de Natal e Ano Novo. Isso acontece porque nessa época do ano, muitos tutores planejam viagens e, sem opções para deixar o pet, acabam abandonando-os.
Pensando nisso, a Organnact separou algumas dicas para quem vai viajar e não sabe como cuidar do pet durante a ausência.
- Antes de viajar, dê um banho no pet
- Contrate um serviço de cuidados, como pet sitter
- Busque hotéis que pet friendly
- Peça a um familiar ou amigo de confiança para cuidar do bichinho durante os dias de ausência
- Deixe comida suficiente e água fresca para os dias em que estiver fora