As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

A elegância e vitalidade do cachorro galgo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

cachorro galgo

Com pernas e pescoços alongados, o cachorro galgo faz parte de um conjunto de raças com características bem semelhantes. São essas particularidades que os tornam cães bons de corrida e, ao mesmo tempo, ótimas companhias para se ter em casa. São conhecidos também como legreis ou lebréus. É uma raça muto antiga e a presença deles na época dos faraós é atestada por estudos. Representações de galgo foram encontradas em gravuras, pinturas e esculturas da arte egípcia.

A aparência elegante faz com que eles sejam muitas vezes descritos como animais esportivos. Os corpos magros e musculosos e os passos leves permitem que eles desenvolvam altas velocidades. Eles conseguem alcançar a média de 70 km/h em poucos segundos. É um animal com temperamento calmo, sem qualquer traço de agressividade. Os vários tipos de galgo se diferenciam pela região onde cresceram, pelagem e tamanho.

Confira as principais raças de cachorro galgo

Galgo italiano ou pequeno lebréu – É o menor de todos. Diferente da maioria, eles não se prestam nem para caça nem para corrida. É um cão de companhia e, para tê-lo em casa, o tutor precisa ficar alerta. O corpo delicado precisa de cuidados para não se machucar quando brinca ou realiza outras atividades.

Galgo espanhol ou galgo da Península Ibérica – Embora a origem não seja precisa, acredita-se que esse tipo de galgo seja resultado do cruzamento do galgo árabe com o cão de Ibiza, dando origem a uma raça pura, que não foi cruzada novamente. Com um físico forte e largo, mas leve, era usado para caçar lebres. Atualmente é um dos animais de estimação mais populares.

Galgo inglês ou greyhound – É o galgo tradicional, com porte médio, forte e musculoso. Pode ser treinado para caça ou corrida, o que não o impede de ser uma raça muito apegada ao tutor e se dá bem com crianças.

Galgo whippet – De origem inglesa, também é um cão de porte médio e pode medir até 51 cm de altura. Com grande capacidade de aceleração, ganhou o aposto de “cão disparo’ por grande parte de admiradores.

Galgo árabe ou sloughi – É um dos galgos menos populares, embora seja bastante conhecido em países do norte da África, como Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia e também na Arábia Saudita. Devido ao físico, energia e estado de alerta, é usado como cão de guarda de rebanhos e também para caçar antílopes e leporídeos.

Galgo afegão –  Criado para ser um companheiro de caça, hoje vem sendo muito exibido em competições de beleza devido ao seu visual singular. Acredita-se que os ancestrais dos galgos sejam cachorros que tiveram muita fama na época do Antigo Egito, servindo como cães de companhia a faraós e inspirando contos da mitologia egípcia.

Galgo russo ou borzoi – Desenvolvido para caçar lobos e lebres, foi também foi adotado como animal de estimação dos czares e da aristocracia russa. Alto forte e magro, é considerado um dos mais bonitos do mundo devido à sua pelagem, com ondulação irregular. É um cão maior do que as outras variações da raça, mas é ágil, rápido e habilidoso.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS