A indústria de pet food movimentou R$ 40,8 bilhões no ano passado e foi responsável por mais da metade (54,1%) do faturamento do mercado pet brasileiro. Com crescimento anual de 9,6%, a venda de rações não atingiu dois dígitos pela primeira vez desde 2019, antes da pandemia de Covid-19.
Faturamento da indústria de pet food
(em bilhões de R$)
Produção de pet food no Brasil
A produção de pet food chegou a 4 milhões de toneladas em 2024, o que corresponde a 4% do total de 91,1 milhões de toneladas de rações que saíram das linhas fabris no ano passado – incluindo alimentos para gado de corte, frangos, suínos, entre outras categorias.
O crescimento da área de pet food em relação ao ano anterior foi de 7,5%, ligeiramente acima do avanço geral da indústria.
Produção de pet food no Brasil
(em milhões de toneladas)
Vendas da indústria de pet food por canal
A indústria de pet food tem nos pet shops o principal canal de vendas, sendo mencionados por 60% dos consumidores. Já 28% dos tutores afirmam que também efetuam suas compras nos supermercados. A transação por meios digitais foi uma opção para 44% dos consumidores, embora esteja dispersa entre sites especializados e marketplaces.
Em que canal os tutores adquirem alimentos para seu pet
(% dos consumidores que escolheram esse canal pata compra em 2024)
Penetração da indústria de pet food nos domicílios
A indústria de pet food cresceu 12 pontos percentuais em penetração nos últimos quatro anos. Isso significa que mais de 7,8 milhões de lares passaram a comprar alguma ração para seu cão ou gato, totalizando 62% das famílias brasileiras colocando a categoria em seus carrinhos de compra.
Número de lares brasileiros com pet food na cesta de compras
(em milhões)
Marcas de pet food mais conhecidas
Das cinco marcas de pet food mais conhecidas entre tutores de cães, três são mencionadas por mais de 50% dos consumidores. Destaca-se a Pedigree, da Mars Petcare, quase 20 pontos percentuais acima da Golden (PremieRpet) em número de citações.
Marcas de rações para cães mais conhecidas
(% de tutores que mencionam o produto espontaneamente)
Já entre as marcas para gatos, Whiskas e Friskies, respectivamente fabricadas pela Mars Petcare e Nestlé Purina, predominam na decisão de compra.