
O mês de junho é dedicado à prevenção e conscientização sobre as doenças oculares que afetam cães e gatos, por meio da campanha Junho Violeta. O objetivo é alertar os tutores sobre a importância de consultas oftalmológicas regulares para detectar e tratar precocemente problemas oculares que possam impactar a visão e a qualidade de vida dos animais de estimação.
“Muitas doenças oculares podem se desenvolver ao longo da vida do pet. Algumas são sazonais, outras progressivas, e algumas são mais prevalentes em raças específicas”, explica o médico veterinário Renato Linhares Sampaio, especialista em Cirurgia Veterinária e coordenador do Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária da Uniube.
Junho Violeta: principais sintomas e métodos de prevenção
Sintomas de doenças oculares em pets
Doenças oculares são fáceis de serem notadas. Sinais como olhos vermelhos, secreção anormal, lacrimejamento excessivo, dificuldade para abrir os olhos e alterações no comportamento, como o pet tentando coçar os olhos ou evitando a luz.
Como é o diagnóstico e o tratamento?
O diagnóstico de doenças oculares envolve exames especializados que podem incluir avaliação da produção de lágrimas, medição da pressão intraocular, e análise da saúde das pálpebras e conjuntiva.
“Além dos exames oftálmicos específicos, testes laboratoriais complementares como hemogramas, citologias, exames de imagem e biópsias são essenciais para diagnosticar com precisão diversas doenças oculares, especialmente as inflamatórias e aquelas associadas a condições sistêmicas. Nesses casos, a colaboração com outras especialidades veterinárias é fundamental”, explica.
Principais formas de prevenção
As principais formas de prevenir doenças oculares incluem a observação constante da saúde ocular do pet, a proteção contra traumas (como o uso de colares elizabetanos) e o controle de doenças sistêmicas, como diabetes, que podem predispor a catarata.
Além disso, manter o peso adequado e garantir uma alimentação balanceada são medidas que ajudam a prevenir doenças oculares relacionadas à saúde geral do animal. “Quando a alimentação não for à base de ração comercial, deve ser planejada por um médico veterinário nutricionista. Além disso, é fundamental evitar que gatos consumam ração para cães, pois isso pode gerar deficiências nutricionais que afetam até a visão.”
Curiosidade sobre a visão dos pets
Uma das grandes dúvidas dos humanos é a forma como os animais enxergam as cores. Muitos acreditam que eles não as enxergam, mas a realidade é que eles conseguem ver algumas cores, mas de maneira diferente dos humanos.
“Eles evoluíram com uma excelente capacidade de enxergar em baixa luminosidade, compensando essa diferença com uma visão noturna superior. Além disso, usam outros sentidos, como olfato e audição, em conjunto com a visão, o que garante uma interação segura e eficaz com o ambiente. Essas características são resultado de adaptações evolutivas conforme os hábitos de cada espécie”, conclui.