As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Doenças oculares em cães pet são frequentes

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Doenças oculares em cães

Doenças oculares em cães e gatos são bastante frequentes. Embora todos os pets estejam suscetíveis a desenvolver problemas de visão, existem raças que apresentam uma maior predisposição a essas condições.

“Cães e gatos com olhos mais proeminentes estão mais vulneráveis a lesões na córnea e ressecamento ocular. Exemplos de raças incluem shih-tzu, pug e buldogue francês entre os cães, e persa e himalaio entre os gatos”, esclarece a médica-veterinária Stefanie Poblete, coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec do Brasil.

Quais as principais doenças oculares em cães e gatos

Conjuntivite, uveíte, úlcera de córnea, catarata e glaucoma são exemplos de doenças oculares que podem afetar cães e gatos. “É fundamental destacar que, em muitas situações, doenças originárias de outros sistemas, podem ter impacto nos olhos dos animais. Por esse motivo, a avaliação e o diagnóstico realizados por um médico veterinário são indispensáveis para identificar causas subjacentes e realizar o tratamento adequado, reduzindo as chances de recidivas”, ressalta a médica.

Sinais

Os tutores ao notarem qualquer sinal como vermelhidão, coceira, piscadas constantes, dor ou secreções oculares, devem procurar orientação profissional imediatamente.  Stefanie enfatiza, ainda, a necessidade de consultas regulares “A prevenção, aliada ao diagnóstico e tratamento, corretos são essenciais para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais” finaliza.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS