No calendário pet, a campanha Setembro Vemelho tem como objetivo conscientizar e prevenir doenças cardíacas em animais de estimação. A seguir, entenda os cuidados.
Setembro Vermelho: as doenças cardíacas mais comuns
- Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) – perda da capacidade do coração de bombear a quantidade necessária de sangue;
- Cardiomiopatias dilatada e hipertrófica – engrossamento (dilatação) ou afinamento do músculo cardíaco dos animais;
- Valvulopatias – falhas anatômicas nas válvulas que alteram o fluxo de passagem de sangue;
- Dirofilariose – conhecida como “verme do coração”, doença caracterizada pela presença de parasitas afetando a função do coração do pet.
Para mais informações sobre as doenças, clique aqui.
Sintomas de problemas cardíacos em pets
Fique atento se seu pet apresentar algum desses sintomas:
- Fadiga e indisposição
- Tosse seca
- Falta de ar
- Apatia e indisposição
- Falta de apetite e emagrecimento
- Desmaios
- Língua e mucosas roxas
Percebeu algum sinal em seu animalzinho? Leve-o ao médico veterinário para exames de rotina. É importante que o pet passe por uma avaliação cardíaca a partir de sete anos de idade. Os pets de pequeno porte são mais propensos a desenvolverem problemas cardíacos.
Como prevenir doenças cardíacas nos animais domésticos
As doenças cardiovasculares em cachorros e gatos geralmente estão ligadas aos hábitos do pet e, por isso, são fáceis de evitar. Além da idade, fatores como obesidade e sedentarismo são considerados as principais causas para o surgimento de problemas no coração.
Atividades físicas
Para garantir um envelhecimento saudável ao pet, promova a prática de atividades físicas. Estimule o animal a correr e brincar pela casa e leve-o para passear.
Alimentação
Os cuidados com a alimentação são essenciais para evitar doenças cardíacas. Ofereça rações de qualidade ao seu bichinho, garantindo a dieta ideal com os nutrientes necessários.