As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Como praticar atividades físicas com pets?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

atividades físicas com pets

Muitos donos de animais adoram compartilhar atividades físicas com pets. Se você é um destes, aqui estão algumas dicas sobre como correr com o seu cãozinho da maneira mais segura, eficiente e divertida possível.

Acompanhar seu animal de estimação numa corrida vai ajudá-lo a crescer saudável e feliz, e lhe dará uma companhia divertida durante suas atividades. No entanto, é importante saber que cada animal tem necessidades específicas e sua própria forma de optar por uma atividade física.

Você deve, primeiramente, verificar com o veterinário se o seu animal está apto para iniciar corrida. Se a resposta for sim, é importante respeitar os seus limites, aumentando a duração e intensidade gradualmente. Além disso, tome cuidado para não exagerar nos treinos, lhe dê descanso e alimentação balanceada para preservar a saúde e o bem-estar do seu pet.

Quando começar as atividades físicas com pets

É recomendado que você aguarde até que seu filhote tenha pelo menos seis meses de idade antes de iniciar treinos de corrida. Leve em consideração o tipo de animal que você tem e as características de seu organismo quando for determinar a idade adequada para começar a correr com o pet.

Ao treinar com o seu animal, caminhe com ele antes, para que ele possa se acostumar gradualmente com a atividade física. Comece devagar, pois ele provavelmente ainda não está preparado para longas corridas.

Esteja preparado

As atividades físicas devem ser supervisionadas por um responsável que tome todas as precauções para garantir a segurança do animal e do seu dono. É importante estar munido de algumas coisas antes de começar a correr com o pet:

  • Uma coleira resistente, confortável e de tamanho adequado para que o animal possa correr sem risco de se machucar
  • Água para que o cão possa beber quando precisar
  • Algumas guloseima para incentivar o animal a se esforçar mais
  • Um local que seja seguro para correr, longe de estradas perigosas e outras fontes de perigos

Corra em um passo cadenciado

Ao invés de correr em passos descontrolados, crie o hábito de parar a cada certo tempo para conversar com seu animal. Isso ajuda a mantê-lo consciente de sua presença e também ajuda a estabelecer uma conexão entre vocês.

Correr com seu pet em um passo cadenciado também ajuda a conservar as articulações e os músculos saudáveis, pois o animal pode se movimentar de acordo com seu próprio ritmo.

Após alguns minutos de corrida, encontre um lugar seguro para jogar com o seu animal. Esta atividade é importante para inspirar o animal a fazer algo divertido após a corrida, e também ajuda a relaxar e a reduzir o estresse do treino.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS