Tendências que podem impactar o mercado de pet food

Duas consultorias apontaram as novidades para o segmento em 2025

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
pet food
Foto: Canva

O mercado de alimentos para humanos e para animais de estimação está cada vez mais interligado, com inovações em um setor impactando diretamente o outro. Para 2025, tendências apontadas pela Innova Market Insights e pela Euromonitor destacam como essas influências irão moldar os hábitos alimentares tanto de seres humanos quanto de seus pets.

5 tendências humanas que podem impactar o setor de pet food

Foco em qualidade e ingredientes

A busca pela qualidade dos ingredientes será uma prioridade este ano. Segundo pesquisa da Innova, pessoas de 11 países (Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos) definem “qualidade” como um equilíbrio entre frescor, benefícios à saúde, marca e segurança. No setor pet, essa exigência também cresce, com tutores demandando alimentos mais frescos, funcionais, nutritivos e menos processados.

Alimentação personalizada e balanceada

A cultura da informação atual impulsiona a personalização alimentar, que desafia as empresas de alimentos a atenderem necessidades nutricionais específicas. Ou seja, ajustada conforme idade, gênero, estilo de vida e condições específicas.

Nos alimentos para cães e gatos, essa tendência já se reflete no desenvolvimento de rações adaptadas para necessidades específicas, como idade avançada, raças ou até mesmo condições de saúde.

Foco na saúde intestinal

A saúde digestiva está no centro das escolhas alimentares funcionais. No mercado pet, a saúde intestinal é a segunda maior preocupação entre os tutores. Na pesquisa, 34% dos donos de pet afirmam priorizar produtos que promovam o bem-estar digestivo dos seus animais.

Procura por alimentos à base de plantas

Os alimentos à base de vegetais também vêm ganhando espaço entre os animais de estimação. Embora muitos ainda vejam esses produtos como excessivamente processados, a adoção de proteínas vegetais cresce constantemente. No setor pet, alimentos com proteínas de origem vegetal já estão presentes em 52% dos produtos, com crescimento anual de 7,8%.

Preocupação sustentável

A conscientização sobre o impacto das mudanças climáticas está moldando as escolhas alimentares. Dados da Euromonitor mostram que 48% dos consumidores globais estão atentos ao impacto ambiental. Porém, 40% citam o preço como barreira para a compra de produtos mais sustentáveis.

 

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS