Cuidados necessários para correr com o pet

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

correr com o pet
Foto: Freepik

Quer correr com o pet? Saiba que isso é possível, mas é preciso adotar alguns cuidados extremamente indispensáveis antes de sair com o animalzinho. Isso vai garantir bem-estar e segurança dele durante os passeios.

Posso correr com o pet?

Nem todas as raças são corredores

Por mais que os animais demonstrem euforia para correr, algumas raças e portes não podem praticar essa atividade física.

Raças de cachorros com biotipo mais longilíneo e magro geralmente se encaixam bem na corrida. Já as raças de porte pequeno, focinhos curtos ou braquicefálicos tendem a sofrer com a prática, podendo correr risco de vida.

A médica veterinária nutróloga, Mayara Andrade, chama atenção para a idade do peludo. “A idade do cão pode influenciar a capacidade dele para corridas. Cães mais jovens podem ter mais energia, mas também é importante evitar exercícios intensos para filhotes em crescimento”, explica em entrevista à Band.

Consulte um veterinário

É recomendado buscar a opinião de um médico veterinário de confiança antes de praticar corrida com seu animal.

Cuidados os pets

Hidratação

Certifique que o cão está bem hidratado antes e durante a corrida.

Alimentação

Evite alimentá-lo antes de correr. Assim, o animal não vai ficar com desconforto gástrico.

Condições físicas

Garanta que o pet esteja apto para participar da atividade. Faça pausas e ofereça água.

Conforto e equipamentos adequados

É ideal que priorize coleiras e guias confortáveis e seguras. O uso de peitoral é mais indicado que coleiras de pescoço.

Temperatura

Preste atenção à temperatura do asfalto para evitar queimaduras nas patas do cão. Aplique protetor solar nas regiões com pouca pelagem como focinho, orelhas, barriga, virilhas e axilas.

“Cachorrida”: corrida para cães

Seguindo as recomendações acima, que tal participar da 3° edição da Cachorrida, maior corrida de cachorros do Brasil?

O evento realizado pela Garoto, no dia 28 de setembro, em Vila Velha (ES). A iniciativa promove a participação em dupla em duas modalidades: corrida e caminhada, ambas com distância aproximada de 1.609 metros.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS