
Ter um rato de estimação pode ser uma experiência gratificante, pois esses pequenos roedores são inteligentes, sociais e cheios de energia. No entanto, para garantir que o ratinho tenha uma vida longa, saudável e feliz, é preciso oferecer alguns cuidados. As informações são do site Folha de Pernambuco.
8 cuidados especiais com rato de estimação
Alimentação e hidratação
Esse pet é onívoro e possui uma digestão muito curta, comendo em pequenas quantidades durante o dia. Diante disso, é importante ter uma dieta saudável à base de ração específica para a espécie. Também é permitido oferecer alguns petiscos como frutas, vegetais e grãos. Além disso, tutores de ratos de estimação devem deixar água fresca e limpa sempre disponível no bebedouro.
Clique aqui e saiba mais sobre a alimentação dos ratos.
Gaiola
A gaiola será o lar desse roedor. Por isso, ofereça a mais adequada para a espécie, com tamanho que permita que o pet brinque e se exercite. A melhor opção é a gaiola que tem alguns andares, para que possam subir e descer, além de pequenos ninhos para que descansem.
Higiene
Ao contrário do que pensam, os ratos são animais limpos e ficam estressados em locais com muita sujeira. Além disso, cuidam das suas próprias necessidades sozinhos. Portanto, realize manutenções rotineiras, como limpeza dos itens e troca do substrato.
Interações
Mesmo que a gaiola seja espaçosa, o tutor pode tirar o bichinho para brincar.
Precisam de companhia
Mesmo sendo um pouco mais independentes comparados com outros animais convencionais, os ratinhos adoram companhia e são acostumados a viver em grupo. O mais aconselhável é que tenha mais de um.
Cuidados
É importante estar atento a presença de cabos elétricos e buracos ou espaços na mobília onde eles possam se esconder, fugir ou ficar presos.
Visitas ao veterinário
Assim como qualquer outro pet, os ratos também precisam realizar visitas regulares ao médico veterinário.