Alimentação dos ratos: quais frutas eles podem comer?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

frutas para ratos
Foto: Freepik

A alimentação dos ratos é um aspecto fundamental para garantir a saúde e bem-estar desses bichinhos fofos e inteligentes, que podem ser ótimos companheiros, especialmente para quem vive em espaços menores. A seguir, veja as frutas que podem ser implementadas na alimentação desses roedores de estimação.

Alimentação dos ratos: frutas permitidas

Segundo as orientações de Petz, a alimentação do rato twister deve ser baseada em uma ração específica para a espécie. Oferecer rações destinadas a outros animais, como cães, gatos, hamsters ou chinchilas, pode comprometer o crescimento, o desenvolvimento e o bem-estar do rato, devido à inadequação nutricional.

A lista de frutas permitidas é bastante diversificada. Você pode oferecer ameixa, amora, caqui, damasco, figo, goiaba, maçã, maracujá, mamão, morango, melancia e pera.

Cuidados na dieta

Mas antes de oferecer frutas ao seu rato, lembre-se que elas não devem ser consumidas em grandes quantidades, pois são ricas em açúcar, podendo contribuir para o ganho de peso. O ideal é que as frutas representem no máximo 5% da alimentação total do animal.

As frutas devem ser fornecidas cruas e devidamente higienizadas. Certifique-se ainda de que o animal de estimação não coma esses alimentos com sementes. Além disso, é preciso cortá-las em pedaços pequenos para evitar o pet engasgue. Caso o rato não consuma toda a porção, descarte o restante para evitar que atraia moscas.

Benefícios das frutas

As frutas mencionadas acima não fornecem apenas vitaminas, minerais e fibras essenciais para o rato, como também tornam a alimentação mais atrativa. Ao oferecer diferentes sabores, aromas e texturas, o tutor estimula os sentidos do roedor, tornando a experiência alimentar mais agradável.

Introdução na dieta

Se as frutas ainda não fazem parte da alimentação do seu pet, é importante introduzi-las de forma gradual e uma por vez. Dessa forma, caso o animal apresente algum desconforto intestinal, como diarreia, será possível identificar qual fruta foi gerou mal-estar.

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS