As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Previna a obesidade em cães e gatos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

obesidade de cães e gatos

Não podemos negar que a obesidade em cães e gatos tem aumentado cada vez mais. O excesso de peso dos animais é um dos principais motivos de preocupação dos tutores, podendo ocasionar vários danos à saúde. É importante que os donos conheçam as principais causas do sobrepeso e como reverter esse quadro e deixar o amigão saudável.

O que é obesidade?

A obesidade é caracterizada pelo acumulo de gordura no organismo, desequilibrando todo o sistema metabólico e hormonal de cães e gatos, comprometendo a saúde geral.

Principais causas da obesidade

Compreenda quais são as principais causas de obesidade em cães e gatos:

Fatores genéticos

Algumas raças de cães e gatos não possuem boa capacidade metabólica e estão propensos a engordar. Além disso, existem animais que são geneticamente predispostos ao ganho de peso.

Alimentação pouco nutritiva

Um dos principais fatores de obesidade animal é a alimentação pobre e nutrientes. Dietas ricas em gordura, açúcar e sódio e comer calorias em excesso são causadores do sobrepeso.

Se o animal não se exercita regularmente, ele tende a ficar sedentário, o que leva ao acúmulo de gordura. Estimule pequenas corridas e passeios durante o dia, além de atividade que faça ele gastar energia.

Sintomas provocados pela obesidade

Alguns dos principais sintomas de obesidade em cães e gatos são:

– Excesso de pelo e gordura

– Apatia

– Respiração ofegante

– Pouca tolerância ao calor

– Mau hálito

– Problemas de saúde associados, como pressão alta, problemas cardíacos e problemas de articulação.

Dicas para prevenir o sobrepeso

Prevenir a obesidade é importante para manter os cães e gatos saudáveis.

Alimentação nutritiva

Ofereça aos cães e gatos, alimentos nutritivos com as vitaminas essenciais, levando em consideração a sua raça e peso. Comidas industrializadas contêm muitas gorduras, açúcar e sal e não são recomendadas para um cão ou gato saudável.

Exercite-se regularmente

Os passeios diários e brincadeiras são ótimas formas de manter os animais ativos. Isso também previne problemas de saúde relacionados à obesidade, como problemas cardíacos e articulares.

Tratamento

O tratamento é fundamental para reverter o quadro de obesidade bichinho. O primeiro passo é manter uma rotina com alimentação saudável e exercícios físicos diários. Consulte um veterinário para ajudar nesse protocolo de cuidados com o pet.

A obesidade dos animais pode ser tratada e prevenida com alguns cuidados básicos.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!