Conheças as doenças mais comuns em coelhos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
doenças mais comuns em coelhos
Foto: Freepik

Assim como qualquer outro animal de estimação, os coelhos também estão vulneráveis a uma variedade de doenças. Além de conhecer bem o seu pet e seus principais cuidados, também é fundamental que saber quais são as doenças mais comuns em coelhos, as principais causas e os sintomas.

Quais são as doenças mais comuns em coelhos?

Crescimento excessivo dos dentes

O primeiro passo para manter o bem-estar dos coelhos é cuidar dos seus dentinhos. Como os dentes nunca param de aumentar de tamanho, é importante desgastá-los com o consumo de feno. Caso a região não receba esse cuidado, pode desencadear uma série de complicações na mastigação.

Conjutivite

Essa é a doença mais comum na vida dos orelhudos, principalmente quando ainda são filhotes. A conjuntivite é causada por bactérias nas pálpebras, que provocam inflamações e secreções constantes.

Nos casos mais graves, os olhos se enchem de remela, fazendo com que os pelos ao redor grudem, impedindo o animalzinho de abri-los. Pode ser causada por pó do lar, fumaça de tabaco e poeiras.

Sarna

A sarna pode ser causada pelo contato com ácaros. Esse problema é extremamente comum e contagioso. No caso dos coelhos, existem dois tipos: a sarna que atinge ouvidos e orelhas e a que afeta o corpo inteiro.

Se o bichinho estiver com a doença, deve ser afastado do contato com outros pets até que esteja tudo resolvido.

Diarreia

Essa doença é comum em todas as idades do coelho, principalmente porque o sistema digestivo da espécie é frágil e vulnerável. Qualquer mudança na alimentação ou o consumo de alimentos mal lavados podem causar diarreia nos orelhudos.

Estresse

A ausência de amor e carinho, mudança na rotina, solidão, ócio, má alimentação e falta de exercícios físicos podem causar o estresse em coelhos.

Mixotamose

Para finalizar, a mixotamose é uma doença altamente contagiosa e perigosa. Ela é transmitida por mosquitos e seus principais sintomas são falta de apetite, febre, dificuldade para respirar, inflamação nas pálpebras e inchaço. É possível prevenir a mixotamose por meio de vacinas.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS