As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

O que os coelhos podem comer?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

coelhos podem comer
Foto: Freepik

Os coelhos são animais de estimação extremamente fofos e cativantes. No entanto, para garantir que esses bichinhos tenham uma vida saudável e feliz, é fundamental entender suas necessidades alimentares específicas. Adotou um coelho e está com dúvidas do que oferecer? O Panorama PetVet explica tudo o que seu novo amiguinho pode comer.

Alimentos que os coelhos podem comer

Os coelhos precisam de cuidados para manter um equilíbrio de nutrientes. Dessa forma, é importante que eles se alimentem com comidas recomendadas e saudáveis para garantir (e manter) uma dieta balanceada.

A alimentação saudável de um coelho deve ter como base a ração tradicional, que contém as vitaminas e nutrientes necessários para o desenvolvimento e bem-estar do pet e prevenção de problemas como a obesidade.

Mas, se for do desejo do tutor, é possível, sim, incrementar alimentos diferenciados na alimentação do animal, como feno, verduras, legumes e frutas.

A importância do feno para os coelhos

O feno complementa a dieta dos orelhudos. É um alimento rico em fibras, que auxilia na regulação do intestino e promove saciedade entre as refeições, além de possuir um valor calórico muito baixo. Os dentes dos coelhos crescem continuamente e, com a mastigação do feno, desgastam naturalmente, mantendo sempre o tamanho ideal dos dentinhos.

As verduras permitidas

Os coelhos podem consumir verduras, mas antes de oferecê-las ao pet, lembre-se de lavar com água corrente e não adicione nenhum tipo de tempero e nem sal. Além disso, é preciso oferecer verduras para os coelhos com cuidado, pois algumas delas como, por exemplo, a alface, acabam soltando o intestino do animal.

As verduras que podem ser inseridas na dieta do seu bicho são: rúcula, couve, acelga, chicória, almeirão, manjericão, talos e folhas de cenoura.

Alguns legumes também estão liberados

Os coelhos também podem comer alguns legumes, desde que sejam oferecidos com menos frequência e oferecidos como petiscos e não como alimentação principal. Abobrinha, pimentão, beterraba e cenoura estão liberados.

Pode oferecer frutas para os orelhudos?

As frutas podem ser dadas para os coelhinhos, desde que não possuam alta concentração de açúcar e que sejam fornecidas com moderação. Frutas como manga, morango, maçã e pêssego são permitidas.

Os coelhos não podem ingerir…

Alimentos ultraprocessados, com alta concentração de açúcar, gordura ou temperos são proibidos, viu? O consumo desse tipo de comida pode causar uma série de problemas à saúde do coelho, como anemia, doenças renais e desregulação do sistema gastrointertinal.

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!