Existem diversas raças de gatos nas casas dos brasileiros, que se diferenciam por suas características físicas, psicológicas e emocionais. A seguir, conheça as raças dos bichanos mais comuns e suas principais características.
SRD
Nesse grupo, estão inseridos os felinos sem raça definida, conhecidos como SRD ou vira-latas. Cerca de 95% dos gatos brasileiros não possuem raça. Eles podem ter diversas cores, tipo de pelagem, tamanho, formato e aparência. É extremamente carinhoso.
Siamês
É o segundo gato mais popular no país. Tem os olhos azuis e pelos claros com extremidades mais escuras como o rosto, orelhas, patas e rabo. O temperamento dessa raça pode ser imprevisível. Na maior parte do tempo, são tranquilos e muito afetuosos, mas às vezes podem ser mais quietos.
Angorá turco
Você já deve ter visto esse gatinho em algum lugar. Ficou mais conhecido por ser um dos personagens de A Turma da Mônica –o Mingau, o gato da Magali.
É uma raça bem peluda, necessitando de escovação frequente e pode ter diversas cores, do branco ao preto, passando pelo vermelho e por misturas e podem ter heterocromia, ou seja, quando cada olho possui uma cor.
Persa
São gatos bem peludos, com olhos bem redondos e grandes, e o focinho achatado. Eles têm temperamento tranquilo e sua fisionomia muda de acordo com o humor. Normalmente, é possível saber quando ele está irritado, alegre, desconfiado, feliz ou cansado.
Himalaio
Essa raça tem a cor da pelagem bem parecida com a do siamês e isso acontece porque é uma raça do resultado do cruzamento entre Persa e Siamês. Geralmente, esse pet é extremamente carinhoso e dócil.
Pelo curto brasileiro
Raça criada no Brasil, caracterizada por pernas longas, orelhas arredondadas de tamanho médio e olhos amendoados. A cor dos olhos corresponde ao tom da pelagem. É um felino enérgico, brincalhão e bastante sociável.
Azul russo
Esse gatinho é muito amoroso e ao mesmo tempo bem tímido. A pelagem da raça é curta e a coloração é azul-acinzentada. Devido ao seu temperamento calmo, sensível e independente, o Azul Russo é bastante recomendado para pessoas que moram sozinhas e idosos.
Sphynx
Os gatos da raça Sphynx podem causar certa estranheza em algumas pessoas. Eles possuem características bem marcantes e a principal é a falta de pelos. A raça também tem olhos grandes, orelhas pontudas e rosto afinado.
Snohoews
Resultado do cruzamento de Siamês e American Shorthair, esse bichano tem uma aparência bastante característica: sua pelagem escura no rosto forma uma espécie de “máscara” que realça os olhos azuis. As patas possuem manchas brancas que parecem “botinhas”. São muito extrovertidos e carinhosos.
Ragdoll
Conhecido pelo comportamento parecido com o de cães, apresenta pelos semilongos e em grande quantidade, precisando de escovação diária. As cores mais comuns são marrom, azulado, cinza e branco. Eles são gatos bastante dóceis e cheios de energia. Além disso, se dão muito bem com crianças e outros animais.
Exótico
Essa raça se parece muito com o Gato Persa. É um animal de porte pequeno, com os olhos grandes e arredondados, cabeça redonda e orelhas pequenas e pontas arredondadas. É extremamente carinhoso, calmo e, às vezes, é visto como “preguiçoso”.
Pelo curto americano
Também conhecido como American Shorthair, é um felino simpático, de porte médio, com grandes olhos e sempre alerta. É considerado um gato calmo e pacífico. Mas basta receber o brinquedo certo para demonstrar energia e agilidade.