O gato angorá é conhecido por diversas peculiaridades e características que o consolida como uma das raças mais queridas do mundo felino. Os bichanos dessa raça são como anciões em sua sociedade, por serem animais muito antigos, existindo relatos desde o século XV. Suas cores predominantes, orelha, olhos e pelagem, junto ao jeito carinhoso e companheiro, são alguns aspectos marcantes que levam esses gatos para os holofotes dos humanos.
História do gato angorá
Presente na nossa sociedade desde os anos 1500, os gatos angorás são provenientes da Turquia e sempre foram cobiçados pelo ser humano por suas características que o tornam chamativos. Por conta disso, suas reproduções sempre foram muito incentivadas pelos zoológicos turcos, capacitando a preservação da raça. Com toda preocupação em relação à continuidade da sua existência, os angorás foram bem resguardados e hoje são uns dos mais populares felinos domésticos.
Características
Os angorás são donos de uma bela postura e beleza, com características marcantes. Apesar de existirem outras cores, como a preta e a cinza, ter a pelagem com coloração branca é a sua marca principal, que contrasta com os olhos claros. Os pelos são longos, únicos, lisos e necessitam de cuidado na limpeza, enquanto suas orelhas são grandes e aguçadas e seu nariz alongado.
Peculiaridades
O gato angorá branco que possui os dois olhos azuis tem grandes chances de não escutar por uma infelicidade genética na combinação de cores. Já nos de pelagem branca com apenas um olho azul, há a tendência de que seja surdo de um ouvido também. Outra curiosidade é que, destoando-se dos outros gatos, o angorá gosta de água. Ele ama tomar banhos e não se amedronta ao se deparar com uma piscina. Isso é bom, sabendo que seu pelo necessita de lavagem constante.
Personalidade com o dono
Geralmente os gatos angorás são super amigáveis e carinhosos com crianças e, especialmente, com seu “dono queridinho”. Essa raça tem facilidade na socialização com seus donos e outros animais, apesar de carregar uma personalidade forte, orgulhosa, e com muita teimosia. Sua energia e esperteza são enormes, por isso adora correr, brincar, escalar tudo que tem na casa e aprontar pegadinhas. É um gato muito curioso, e por isso pode sumir de vista diversas vezes ao se enfiar onde não deveria.
Alguns cuidados e costumes com seu angorá
- Banhos e escovação dos pelos frequentes
- Cortar regularmente suas unhas
- Vacinação e adestramento em dia quando filhote
- Acompanhamento médico pela predisposição à surdez
- Telar as janelas e rotas de fuga da casa
Quanto custa?
O valor de um gato angorá gira em torno de R$ 500 (cinza, preto) a R$ 3.000 (branco)
Fonte: Redação Panorama PetVet