Muitas pessoas desconhecem, mas as orelhas dos gatos são uma das principais formas de comunicação deles. Elas têm a capacidade de enviar uma variedade de mensagens, indicando sinais de desconforto, alerta, medo e até mesmo afeto. Mas é importante sempre observar o contexto ao redor do felino para entender melhor o que ele está sentindo. Abaixo, ajudamos você a compreender tudo a respeito e, assim, fortalecer ainda mais seu vínculo com o pet.
Orelhas dos gatos erguidas e direcionadas para frente
Geralmente indicam interesse ou curiosidade. Pode reparar: se o seu gato estiver observando algo com atenção, suas orelhas vão estar nessa posição, prontas para captar cada som e movimento ao redor.
Orelhas para trás ou ligeiramente inclinadas
Podem sinalizar desconforto, medo ou irritação. Nessa situação, o pet pode estar se sentindo ameaçado por algo ou desconfortável com a situação.
Orelhas planas contra a cabeça
Indicam que o bichano está se sentindo assustado, agressivo ou estressado. Antes de se aproximar, dê espaço e permita que ele se acalme antes de tentar interagir.
Orelhas movendo-se para os lados
Esse movimento pode significar que seu gatinho está tentando localizar a origem de um som específico. Essa posição é comum quando os felinos estão caçando ou simplesmente explorando o ambiente.
Orelhas ligeiramente para trás com as pontas para cima
Esta posição é vista quando um gato está em estado de alerta. Ele pode estar avaliando uma situação antes de decidir como agir.
Orelhas para frente e levemente inclinadas
Indicam que o gato está amigável e disponível para interagir. Além disso, ele está confortável e confiante com a sua presença.
Quer saber mais sobre os felinos? Clique aqui para entender tudo sobre as idades deles e aqui para conhecer as frutas proibidas para eles.