
A maioria dos tutores prefere passar tempo com pets quando se sentem estressados. É o que indica uma pesquisa global comandada pela Mars, fabricante de pet food, em parceria com a Calm, empresa de saúde mental.
Segundo o levantamento, publicado inicialmente pelo portal Pet Age, 58% dos 30 mil entrevistados disseram preferir ficar com seus bichinhos quando se sentem estressados, mais do que aqueles que preferem falar com seus parceiros (32%), familiares (23%) ou até mesmo filhos ou amigos (ambos com 18%). Entre os entrevistados, 83% acreditam que seus pets impactam positivamente seu bem-estar mental.
O estudo foi realizado em 20 mercados e ressalta o impacto positivo que os animais de estimação exercem sobre o bem-estar mental dos humanos.
Passar tempo com pets garante conforto aos tutores
O estudo também revelou de que forma os animais de estimação proporcionam conforto emocional aos seus tutores. Para 56% dos entrevistados, a simples presença do pet oferece companhia reconfortante, sem a necessidade de palavras.
Já 23% afirmam que seus amigos de quatro patas funcionam como uma espécie de “ouvinte silencioso”, um espaço seguro para expressar preocupações sem julgamentos ou necessidade de resposta. E para a maioria (84%), apenas estar perto do animal já é suficiente para se sentir mais calmo e relaxado.
“Embora amemos nossos animais de estimação, muitas vezes não percebemos o quanto eles retribuem”, diz Tammie King, especialista em interação humano-animal e gerente sênior de pesquisa do Waltham Petcare Science Institute.
“Reformular as ‘interrupções’ diárias do seu animal de estimação como lembretes carinhosos para parar, respirar e estar presente pode ser uma ferramenta poderosa para o bem-estar. Pesquisas mostram que interações com animais de estimação baseadas no toque podem aumentar os níveis de ocitocina em humanos. Os resultados desta pesquisa ajudarão mais pessoas a refletir e reconhecer os pequenos momentos de bem-estar que os animais de estimação nos proporcionam diariamente”, acrescenta a especialista.
De que forma os pets ajudam na nossa rotina?
Um olhar, um abanar de cauda ou um puxão na coleira: os animais de estimação inspiram diariamente a cultivar hábitos mais saudáveis de bem-estar.
Uma pausa na rotina
Quase oito em cada dez pessoas (78%) afirmam que seus pets os lembram de fazer uma pausa do trabalho, das tarefas domésticas ou das obrigações do dia a dia.
Tranquilidade mental
Sete em cada dez tutores (73%) relatam que seus animais os ajudam a interromper ciclos de preocupação ou pensamentos excessivos, promovendo calma e equilíbrio emocional.
Contato com a natureza
Da mesma forma, 73% dizem que seus pets os incentivam a sair de casa, fazendo dos passeios ao ar livre momentos valiosos para o bem-estar físico e mental.
Menos tempo diante das telas
Estar com um animal de estimação também ajuda a se desconectar do mundo digital. 77% dos tutores afirmam que seus pets os encorajam a dar um tempo longe das telas e, para metade deles (50%), esse lembrete é diário.