A Pets Contábil, consultoria especializada em contabilidade para pets shops, promoverá diagnóstico gratuito para empreendedores do setor durante a Pet South America, que ocorrerá em São Paulo (SP) de 13 a 15 de agosto. O objetivo é mapear a situação das empresas envolvendo aspectos como gestão de carga tributária, folha de pagamento, estoque de mix de produtos.
A Pets Contábil vive uma fase promissora e, nos últimos 60 dias, registrou crescimento de 30% tanto em número de clientes como em faturamento. A projeção é dobrar de tamanho até o fim do ano, com atendimento a mais de 100 pet shops.
A consultoria vem preenchendo uma carência do varejo pet por uma administração contábil menos dispendiosa. “Em torno de 90% dos pet shops pagam impostos indevidamente por falta de informação. Em consequência, a carga tributária que, em média, é de 16%, pode chegar a 23% sem uma orientação profissional”, alerta o diretor Eduardo Pires.
Pets Contábil usa IA para reforçar proximidade com clientes
A incorporação da Inteligência Artificial (IA) ao sistema da Pets Contábil é a mais recente novidade no rol de serviços. ‘’Já fizemos os primeiros testes e a ideia é obtermos mais velocidade nas apurações e assertividade nas entregas aos parceiros’’, ressalta Pires, destacando que a maior proximidade com as empresas permite também ganho de escala.
A reforma tributária, que pode alterar o planejamento fiscal do setor pet, é um tema ainda prematuro para discussão, avalia Pires. Ele observa, no entanto, que as empresas precisam estar preparadas para quando o projeto for aprovado e entrar em vigor. ’’Ainda não sabemos o que vai mudar. O que temos feito é orientar nossos clientes, no sentido de que este é o momento de arrumar a casa’’, aconselha.
Contabilidade em dia para evitar impactos da reforma tributária
Pires alerta para a necessidade de as empresas olharem com lupa a gestão financeira, capital de giro, lastro, fluxo de caixa e se certificarem de que não está havendo sonegação. Para aquelas que pretendem se expandir, adquirir mais lojas, é fundamental que escolham o melhor regime tributário e tenham clareza sobre eventuais impactos no planejamento fiscal. ‘’Dependendo de cada caso, pode ser que paguem um pouco mais ou um pouco menos de impostos’’, comenta.
Os aperfeiçoamentos passam ainda pela cultura empresarial, seara em que a Pets Contábil também está investindo. Um evento interno, provavelmente em julho, com a participação de todos os colaboradores, vai colocar em pauta temas voltados à capacitação do time, enriquecimento profissional, projeções e crescimento da empresa. ‘’Será uma imersão em assuntos de interesse de todos e como a equipe pode se beneficiar disso’’, frisa.