As chinchilas são roedores extremamente tranquilos, simpáticos, de baixo custo de manutenção e ideais para quem vive em apartamentos ou casas menores. Mas antes de adotar esse animal superfofo, é importante conhecer os principais cuidados para mantê-lo saudável e feliz.
Cuidados com as chinchilas
Gaiola
De acordo com a médica veterinária da Petz, Mariana Pestelli, ao comprar o novo lar da sua chinchila, dê preferência para a maior gaiola que seu orçamento permitir. “Quanto maior for a gaiola, melhor será a qualidade de vida do pet”, enfatiza. Certifique-se ainda de colocá-la em um local tranquilo, silencioso e com temperaturas amenas, pois o calor excessivo é prejudicial para esses bichinhos de pelos densos.
Interação com pet e brinquedos
Para manter sua chinchila saudável, é recomendado tirá-la da gaiola para brincar e interagir ao menos uma vez por dia. Dentro da gaiola, inclua grades, prateleiras para saltar e escalar, tocas para se esconder e a famosa roda de roedores para correr e praticar exercícios físicos. Os brinquedos devem ser de tamanho adequado para evitar acidentes, como lesões nas patas.
Instintos naturais do pet
Respeitar e incentivar os instintos naturais da chinchila é fundamental para seu bem-estar. Essas bolinhas de pelo são excelentes saltadoras, portanto, a gaiola deve ser alta e com brinquedos que estimulem os saltos. Isso beneficia a saúde física e mental do animal.
Alimentação adequada
Para manter a saúde da chinchila, ofereça uma nutrição adequada, como rações desenvolvidas com nutrientes e vitaminas específicas para esses pets herbívoros. Isso ajuda no bom funcionamento do organismo, evita doenças e fornece energia para suas atividades.
Desgaste dos dentes
Os dentes da chinchila, assim como os de coelhos, têm crescimento contínuo, podendo causar dor ao mastigar e levar a problemas graves como má oclusão e lesões. É importante fornecer objetos adequados e feno ou alfafa para ajudar no desgaste dos dentes e estimular o funcionamento do intestino.
Higienização
As chinchilas são animais muito limpos e podem ficar estressados em ambientes sujos. Realize a higienização da gaiola diariamente. Para o banho, não utilize água! A pele desses pets, originários de regiões desérticas, não aceita bem a umidade e o pelo não seca. O ideal é dar um banho a seco de duas a três vezes por semana. Despeje o pó de banho seco em um recipiente dentro da gaiola, e a chinchila se encarregará da limpeza ao rolar no pó.
Consultas ao veterinário
Você sabia que as chinchilas podem viver até 20 anos? Para garantir uma vida longa e com qualidade, leve-a regularmente ao veterinário para check-ups.