Livro conta história real que une cachorros e espiritualidade

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

CACHORROS E ESPIRITUALIDADEKekão, um cão da raça Shih-tzu, volta à Terra como Keka para viver novas aventuras ao lado do seu tutor. Essa história real está nas páginas do livro Voltei!, que valoriza a relação entre cachorros e espiritualidade de uma maneira inusitada, com a narrativa sob o ponto de vista do próprio bichinho.

A ideia partiu de Sergio Mena Barreto, executivo com 34 anos de experiência no varejo e em atividades ligadas à inovação organizacional, além de autor de dois livros na área de desenvolvimento pessoal. Ele se preparava para assumir novos projetos relacionados a negócios e liderança conscientes, mas a vontade de escrever sobre espiritualidade e seu papel como tutor de animais de estimação falava mais alto.

“Muito além de histórias divertidas, procuro trazer à tona a minha experiência com os filhos de quatro patas. Tive o privilégio de testemunhar a missão dos cachorros, a relação intensa que temos com eles e a importância para nossa evolução. E quis deixar essa mensagem de esperança para quem conviveu com a perda desses bichinhos. Sim, eles podem voltar!”, destaca.

Relação cachorro e espiritualidade em duas gerações

O autor teve por quase 16 anos a companhia de Kekão, que se tornou um velho conhecido do bairro de Pinheiros e frequentador assíduo dos bares da Vila Madalena. Sergio passou por todas as etapas de quem convive com os animais – da inclusão do novo membro na família aos cuidados iniciais, adestramento, check-ups, até o envelhecimento e o temido momento da perda, que ele define como “terrível”.

“Depois do luto, jurei que jamais teria um cachorro novamente”, lembra. Foi então que um acontecimento abalou suas convicções e a chegada de Keka aconteceu em menos de quatro meses. A pequena Shih-tzu preta e branco é a segunda geração canina na casa de Sergio, dono de um dos mais de 50 milhões de lares brasileiros que contam com pets.

Na história, Kekão conta seus aprendizados após ter sido enviado à Terra pelo Cachorro Grande, com a meta de ajudar o pai humano a encontrar o propósito de sua vida. A conexão é imediata e tem início uma incrível jornada até o momento de o animal regressar ao Jardim dos Cachorros. Mas o universo percebe que o pai ainda não aprendeu tudo o que deveria e precisará de uma segunda oportunidade. Kekão é enviado de volta, mas sob a forma de uma cachorrinha poderosa e com muito mais conhecimento.

“A transição entre o Kekão e a Keka aconteceu de forma surpreendente, com aspectos que envolvem a espiritualidade. Por todo o seu significado, foi uma enorme benção divina na minha vida”, conta. Hoje com cinco anos, Keka é a continuação exata de seu antecessor e cultiva os mesmos hábitos do primeiro companheiro de Sergio. A título de curiosidade, o livro traz um álbum de fotografias comparando as duas gerações caninas e suas atitudes peculiares.

“Desde o primeiro momento em que a vi, percebi que essa experiência não podia deixar de ser contada. Tornou-se algo urgente, para disseminar um exemplo de esperança e cura. Só faltava o como”, reforça.

Eis que um dia, ele escutou uma voz canina dentro da sua cabeça: “Eu conto a história, a voz me falou. Foi simples e direto assim, como tudo o que está no texto”, comenta.

O livro consumiu três anos e foi ditado diretamente da voz canina para o leitor. Aquilo tudo que seu cachorro gostaria que você soubesse – reflexões sobre a incoerência humana, o descuido com o outro, a falta de cuidado com a própria energia – está na obra. “É um olhar puro, sem maldades, nos lembrando sobre a importância do propósito e de ser leve”, conclui Sergio.

VOLTEI!
Editora: Qualifick Books – www.qualifickbooks.com.br
Autor: Sergio Mena Barreto
Coordenação editorial, capa e diagramação: Felipe Colbert (@felipecolbert)
Fotografia do autor: Guto Marcondes (@gutomarcondes)
Ilustração da capa: Luisa Dell’Agnolo (@luisadell.art)
Ilustrações do miolo: Danilo Borges (@danilotheborges)
Preparação de texto: Sol Coelho (@_sol.coelho )
Ficha catalográfica: Eliete Marques da Silva – Bibliotecária CRB-8/9380

Fonte: Panorama PetVet

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS