
Hoje, dia 14 de agosto, é comemorado o Dia Mundial do Lagarto, uma data dedicada à valorização e proteção desses fascinantes répteis que estão se tornando os favoritos dos lares como animais de estimação não convencionais. A seguir, saiba como cuidar dos lagartos.
Dia Mundial do Lagarto: cuidados com o réptil
O principal cuidado com os lagartos começa na hora da compra. Esse animal é exótico e deve ser comprado num cativeiro legalizado e autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Na hora da compra, lembre-se de pegar a nota fiscal, pois o documento terá algumas informações técnicas sobre o bichinho. O animal também deve estar microchipado.
Terrário
Os lagartos devem ficar em terrários. O tutor deve garantir que esse novo lar seja parecido com seu habitat natural. Por isso, é preciso colocar algumas pedras, galhos, pequenos poleiros e uma caverninha para que o pet consiga se esconder e descansar. É possível colocar lâmpadas no local para o ambiente ficar quentinho e iluminado.
Alimentação
A dieta desse réptil vai desde alimentos específicos, como ração, ou alternativas caseiras, como insetos, larvas, minhocas, folhas e legumes. Esse animal deve se alimentar duas vezes ao dia, mas o ideal é consultar um médico veterinário especializado e seguir todas as orientações do profissional.
Além desses cuidados, o proprietário precisa:
- Atentar-se à cauda, que pode ser utilizada como um “chicote” caso o animal se sinta ameaçado;
- Manter o terrário sempre higienizado e úmido;
- Trocar diariamente a água do pet.