
Muitas pessoas optam por ter animais não convencionais como pets, mesmo não sendo tão comuns quanto cachorros e gatos. Os bichos exóticos são admiráveis e únicos, mas exigem cuidados especiais e podem apresentar desafios diferentes dos animais de estimação tradicionais.
Como ter um animal exótico em casa?
Adotar um animal exótico não é tão simples quanto adotar um cão ou gato. É preciso adquirir esses bichos de forma legalizada e ética. Eles devem ser comprados em criadouros licenciados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Na hora da compra, exija a nota fiscal como comprovante de que o animal nasceu em cativeiro legalizado e verifique se ele possui um microchip de identificação.
Por que ter um animal exótico como pet?
Um dos principais motivos é a experiência única que esses animais proporcionam. Eles são fascinantes de observar e podem ensinar muito sobre a natureza.
Quais animais exóticos você pode ter em casa?
Chinchila: dócil, de fácil adaptação, extremamente silenciosa, com hábitos noturnos e ocupando pequenos espaços. Necessita de uma gaiola adequada e equipada.
Tarântula: aracnídeo fácil de manejar e não venenoso para humanos. Deve ser mantida em um terrário.
Furão: brincalhão, dócil, e adora a companhia de seus tutores e outros furões. Não se adapta a locais muito quentes, podendo morrer em temperaturas acima de 30 graus.
Tartaruga-tigre-d’água: réptil que pode viver na terra e na água, necessitando de um aquaterrário adequado que permita entrar e sair da água livremente, para evitar o risco de afogamento.
Iguana: animal de sangue frio com hábitos diurnos, que precisa de bastante tempo ao ar livre para regular a temperatura corporal com a exposição ao sol e à sombra.
Mini porco: comportamentos semelhantes aos de cães e gatos, dócil, companheiro e apegado à família. Adora tomar banho.
O que considerar antes de ter um animal exótico
Após escolher seu animal de estimação, pesquise sobre alimentação, comportamento e temperamento. Lembre-se de que, se o pet exótico adoecer, precisará de atendimento veterinário especializado.