
Você sabia que manter a saúde dos dentes dos coelhos é superimportante? Coelho com dor de dente é bem mais comum do que parece e problemas dentários não tratados podem levar a dor crônica, dificuldades alimentares e até complicações mais graves.
Como cuidar dos dentes dos coelhos
Esses roedores têm cerca de 28 dentes e eles nunca param de crescer. Por isso, o principal cuidado é oferecer uma alimentação adequada ao animal. Isso significa que, além da ração, é necessário que o pet consuma alimentos ricos em fibras, como feno e verduras escuras.
O desgaste natural mantém o tamanho dos dentes apropriado, garantindo o bem-estar dos bichinhos que estarão livres da má oclusão, que é quando os dentes crescem tanto que atrapalham a mastigação, podendo causar feridas graves.
Sintomas de dor de dente nos coelhos
- Perda de peso
- Alterações comportamentais
- Salivação intensa
- Dificuldade para mastigar
- Falta de apetite
- Inchaço maxilar
- Ranger dos dentes
- Dentes incisivos maiores que o normal
- Abcessos na região da boca
Meu coelho está com dor, o que devo fazer?
Se o seu orelhudo demonstrar algum dos sintomas mencionados acima, não hesite em procurar um médico veterinário de sua confiança. Você também pode oferecer brinquedos, como mordedores, que realizarão o desgaste, ajudando na higiene bucal. Em casos mais graves, o profissional pode indicar o desgaste mecânico.