Como proteger seu pet de choques elétricos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

choque elétrico
Foto: Freepik

Todos os tutores devem estar cientes do perigo de choques elétricos, que representam uma ameaça para os animais de estimação, especialmente para os filhotes, que são naturalmente curiosos e aventureiros. Em entrevista ao portal Metrópoles, Tainã Braúna, especialista em clínica médica de pequenos animais e coordenadora clínica de terapia intensiva do Hospital Veterinário Starvet, compartilhou quatro dicas sobre como prevenir esses acidentes.

Como evitar choques elétricos em pets

Organize fios e cabos elétricos

É preciso manter os fios e cabos elétricos agrupados ou até mesmo escondidos usando canaletas, protetores ou fitas adesivas.

Desconecte carregadores das tomadas

Retire os aparelhos, como carregadores de celular, das tomadas quando não estão sendo utilizados.

Proteja as tomadas

Manter as tomadas da casa “seladas” ou tampadas ajuda a garantir a segurança dos pets.

Limite área de circulação

Instale cercas em locais onde o animal não deve ter acesso. Isso evita que o animal se aproxime das áreas com fiação.

O que fazer em casos de choque elétrico?

O acidente ocorreu com seu pet? Desligue imediatamente a energia da casa e não tocar no animal diretamente com as mãos. De acordo com a especialista, o contato direto pode resultar em choque para o tutor também. O ideal é utilizar de um objeto não condutor de eletricidade, como um pedaço de madeira ou uma toalha seca.

Após esse primeiro cuidado, veja como está a respiração, o estado de consciência e possíveis sinais de queimaduras ou ferimentos no animal. De qualquer forma, leve-o ao médico veterinário.

Os choques elétricos em animais de estimação podem ser fatais, pois apresentam riscos de parada cardíaca. Os espasmos podem causar lesões e fraturas, além de danos neurológicos, levando a crises convulsivas e até coma.

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS