Como aliviar o estresse em cães em dias chuvosos?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
estresse em cães
Foto: Freepik

Final de ano é um período marcado por fortes chuvas, e os animais de estimação, principalmente os cachorros, são os que mais sofrem por conta dos raios e trovões. É possível identificar alguns sinais de estresse. São eles: tremores excessivos, tentativas de fuga, perda de apetite, respiração rápida, latidos frequentes e inquietação. A médica veterinária e gerente técnica da área de pets da Boehringer Ingelheim, Katin Botteon, auxilia os tutores para essas situações.

Como aliviar o estresse em cães 

Medicamentos naturais ou farmacêuticos

É indicado o uso de feromônios para fazer com que o pet se sinta seguro e protegido no lar. Outra estratégia que pode ser aplicada é a suplementação com produtos naturais ou até mesmo medicamentos que podem aliviar o estresse, mas é preciso orientação veterinária para uso.

Fones de ouvidos para cães

No mercado de fones e tampões de ouvido já existem produtos para cachorros –são ótimos para abafar os ruídos das chuvas. Mas antes de introduzir o uso, é importante realizar um treinamento prévio para que o cãozinho se acostume e não rejeite o item.

Mantenha o pet entretido

Outra opção é deixar o ambiente agradável, fechando as cortinas e janelas, diminuindo a luz e usando caminhas ou casinhas confortáveis. Sons relaxantes e brinquedos interativos também distraem o bichinho durante as tempestades.

Treinamento

Treinar os pets utilizando vídeos com sons de chuvas e trovoadas durante brincadeiras e momentos de carinhos ajuda o pet a associar aqueles sons com algo que o deixa feliz. A intensidade dos ruídos (volume dos sons) deve ser gradativamente aumentada durante o período de treinamento para que não haja um susto ou estresse ao primeiro contato com os ruídos. Caso o cachorro seja adulto, pratique os comandos como “sentar” e “deitar” durante a tempestade, oferecendo uma recompensa.

A especialista ressalta ainda que durante o momento de chuva, o tutor deve permanecer calmo, pois os animais são capazes de perceber ansiedade do dono. Caso esses métodos não o acalmem, busque ajuda de um médico veterinário de confiança.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS