
Você sabe qual a importância dos brinquedos para pets? Segundo a médica veterinária Ana Elisa Arruda Rocha, oferecer recursos para que os bichinhos brinquem e se desenvolvam é essencial.
“Mais do que um luxo ou um mimo que os tutores fazem aos seus fiéis companheiros, os brinquedos oferecem estímulos cognitivos e sensoriais, e são aliados da saúde mental dos pets”, explica a professora do curso de medicina veterinária do UniCuritiba em entrevista ao portal Terra.
O enriquecimento ambiental torna o espaço mais estimulante, desafiador e promove o bem-estar físico e mental do pet. “Em vez de um local monótono e sem estímulos, os tutores devem oferecer atividades e desafios que imitem as experiências naturais do animal”, explica a veterinária.
Além disso, os brinquedos previnem o tédio, a agressividade, ansiedade e comportamentos indesejados como destruição de móveis. O gasto da energia com os brinquedos oferecidos também evita obesidade.
Quais as opções ideais de brinquedos para pets?
Gatos
Para escolher o brinquedo ideal para os felinos, leve em consideração os gostos especiais do animal. Mas, no geral, os favoritos são arranhadores, brinquedos de dar corda, canetas de laser, circuito suspenso, brinquedos relaxantes e guizos.
Cachorros
Para os cães, os brinquedos ideias são bolas, brinquedos para esconder petiscos, mordedores, frisbees, cordas e guizos.
Coelhos e hamster
Para esses pets não convencionais, podem ser oferecidos bolinhas, bolas de feno, roda de exercícios, túneis e tocas.
Por que oferecer brinquedos?
Os brinquedos são a melhor opção para entretenimento e distração, especialmente se você não fica tanto tempo em casa. “No caso de pets com comportamentos destrutivos, os brinquedos ajudam a minimizar ou eliminar esse comportamento. Há também brinquedos aliados da saúde, como aqueles que auxiliam na higiene bucal”, comenta a veterinária. Pensando nisso…
- Opte por itens seguros, feitos com materiais não tóxicos e resistentes
- Escolha brinquedos de tamanho adaptado ao pet, evitando riscos de engasgo
- Ofereça diversas opções de brinquedos, a fim de manter o interesse do animal
- Supervisione a brincadeira, garantindo a segurança do pet