Treinar o pet desde filhote é uma das melhores decisões que você pode tomar para garantir um relacionamento saudável e harmonioso com o seu animal de estimação.
O treinamento precoce não só ajuda a moldar o comportamento do peludo, tornando-o mais obediente e socializável, como também fortalece o vínculo entre vocês.
A especialista em comportamento canino Beatriz França, também conhecida como adestradora dos cães das celebridades, afirma que a socialização e a obediência básica são pilares fundamentais para o desenvolvimento saudável do cão. “Expor os filhotes a diferentes pessoas, ambientes e situações ajuda a prevenir medos e agressividade no futuro”, diz.
Por que treinar o pet
Socialização
Quando bem socializados, os filhotes podem se sentir mais seguros e menos propensos a desenvolver problemas comportamentais. Por isso é importante a exposição a diferentes estímulos nessa fase inicial da vida.
Obediência básica
Com o treinamento, o amigão de quatro patas pode responder a comandos fáceis como “sentar”, “ficar” e “ir”, facilitando a convivência diária e garantindo a segurança do cão.
Desenvolvimento cognitivo e físico
Essa forma de educação estimula o crescimento mental e físico, mantendo o pet ativo e saudável.
Prevenção de problemas comportamentais
O contato com o adestramento desde cedo ajuda a evitar comportamentos indesejados, como destruição de objetos e latidos excessivos. Além de ser uma ótima forma de evitar ansiedade e estresse nos cãezinhos.