Nos últimos anos, o setor pet e as profissões de cuidado animal têm crescido, destacando a importância dos animais de estimação na vida das famílias brasileiras.
Além de impulsionar a economia, esse crescimento levou à diversificação e especialização de profissões voltadas ao cuidado e bem-estar dos pets. De veterinários a consultores de comportamento animal, essa diversidade de profissionais contribui para a evolução do setor.
“No coração do setor pet estão os veterinários, profissionais essenciais para a saúde e bem-estar dos animais. Mas, atualmente, observamos uma infinidade de outras oportunidades, como treinadores, empreendedores em tecnologia e logística e até serviços personalizados, como passeadores de cães”, explica Carol Botelho Mattar, criadora de conteúdo relacionado à área pet.
O bem-estar animal também é promovido no dia a dia, com a ajuda de adestradores que, além de treinar os animaizinhos, auxiliam os donos a lidar com problemas comportamentais, como agressividade e ansiedade.
Outros serviços que vêm ganhando visibilidade são os dog walkers e pet sitters. Esses profissionais são muito procurados durante viagens ou quando os tutores não têm tempo para cuidar dos animais domésticos garantindo que os bichinhos recebam cuidado e atenção adequados, mesmo na ausência dos donos.
“Todos os profissionais envolvidos neste segmento têm um papel fundamental, pois todos esses serviços e produtos garantem que os animais recebam cuidados de alta qualidade e vivam vidas saudáveis e felizes ao nosso lado”, avalia Carol.