As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

O que é dog walker e quando utilizar o serviço

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

O que é dog walker
Foto: Freepik

Você já deve ter visto um homem ou uma mulher conduzindo vários cães pelas ruas. A profissão de dog walker, ou passeador de cachorros, vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil, especialmente devido à vida agitada dos tutores.

Mas atenção: o papel do dog walker vai além de simplesmente levar os cães para passear. O profissional deve ser devidamente treinado e capacitado para atender às necessidades físicas e mentais dos animais que estão sob sua responsabilidade.

Dog walker: por que os cães devem passear?

Muitos proprietários se questionam quantas vezes por semana se deve passear com seus companheiros de quatro patas. A verdade é que não existe uma resposta única, pois os cães têm diferentes níveis de energia e temperamentos. Mas todos precisam extravasar.

Pensando nisso, se seu cão for mais agitado, o ideal é realizar pelo menos dois passeios diários. Por outro lado, cachorros mais tranquilos, especialmente aqueles que têm acesso a um quintal, podem se contentar com apenas um passeio por dia.

Se você e seu companheiro peludo moram em apartamento, o indicado é treiná-lo para fazer xixi e cocô no tapetinho higiênico. Isso garante que, mesmo em dias chuvosos ou quando não é possível sair, o animal conseguirá fazer as necessidades dentro de casa tranquilamente.

Leve seu bichinho ao médico veterinário de confiança para determinar a melhor abordagem para os passeios, levando em consideração a raça e as condições de saúde específicas dele.

Os benefícios da caminhada para a saúde dos cães

Além de ajudá-los a manter um peso saudável, as atividades físicas diárias também reduzem as chances de desenvolverem problemas como ansiedade e depressão e ajudam a prevenir comportamentos indesejados, como destruição de objetos e latidos excessivos.

Os passeios pelas ruas e parques, seja na companhia dos tutores ou de um profissional dog walker, também fazem com que os pets interajam com outras pessoas e animais. Quanto mais cedo essa socialização acontecer, melhor, porque os cães vão ficar confortáveis em diferentes ambientes e situações.

Os animais devem estar com as vacinas atualizadas antes de colocar as patinhas para fora de casa, viu? Consulte um veterinário para orientações certeiras.

Conhece nossa newsletter?

Receba diariamente as principais notícias do mercado Pet e Veterinário

Mais lidos

OUTRAS NOTÍCIAS