A vacinação de cachorros é a principal forma de manter o animal de estimação saudável. Além de garantir o bem-estar do peludo de quatro patas, as vacinas também garantem a saúde dos tutores, já que algumas doenças podem ser transmitidas entre animais e humanos. O Panorama PetVet explica tudo o que você precisa saber sobre os principais imunizantes e quando seu cãozinho deve tomá-los.
Vacinação de cachorros: conheça os principais imunizantes
Vacina polivalente
Essa vacina é a primeira que seu bichinho deve receber. Também conhecida como “V8 e “V10 para cachorros”, indicando o número de doenças prevenidas pela injeção. Dependendo da raça e idade do animal, deve ser tomada três ou quatro doses e a imunização fica completa após a última aplicação.
Deve ser aplicada quando o cão é filhote, entre a sexta e oitava semana de vida do animal. Durante o período de vacinação, o cão não pode passear na rua. A segunda dose deve ser tomada após um intervalo de 21 a 30 dias e a terceira aplicação deve ocorrer quando o cachorro completa 16 semanas de vida ou mais.
Essa vacina é anual e previne de diversas doenças como:
- Cinomose – doença contagiosa e fatal, causa paralisia, convulsões e diversas sequelas no cachorro que sobrevive à infecção.
- Hepatite infecciosa canina – afeta o fígado e pode levar a óbito.
- Parvovirose canina – altamente contagiosa e causa diarreia.
- Coronavirose – também pode causar diarreia e desidratação.
- Adenovirose – pode causar problemas respiratórios.
- Parainfluenza canina – causa problemas respiratórios, podendo agravar e causar a traqueobronquite infecciosa canina.
- Leptospirose – a famosa doença do rato pode causar vômitos, diarreia, hemorragia e dificuldade para respirar.
Vacina antirrábica
A raiva é a doença mais conhecida e pode ser transmitida de animais para humanos. A vacina antirrábica é, portanto, uma das principais do calendário de imunização. Os principais sintomas são agressividade, alucinações e dificuldades para engolir. A imunização é feita com uma dose após a 12ª semana de vida do animal, porém, para garantir a eficácia, é necessário a vacinação todo ano.
Vacinas recomendadas
Existem outras vacinas recomendadas, mas que não são obrigatórias como:
- Giardia – previne a giardíase nos animais e nos seres humanos. No filhote, são duas doses com intervalo de 21 a 30 dias. Deve ser tomada anualmente.
- Bordetella bronchiseptica – essa bactéria é uma das principais causadoras da gripe canina, também conhecida como “tosse dos canis”. A vacinação do filhote é feita com duas doses, com intervalo de 21 a 30 dias, ou dose única. Depois, anualmente.
- Dirofilariose canina – vacina contra “verme do coração”, deve ser aplicada aos seis meses de idade, aos 15 meses e reforçada anualmente.
- Leishmaniose visceral canina – protege o animal contra o protozoário causador dessa doença zoonótica. São três doses com intervalos de 21 dias, depois, anualmente.
Quando meu cachorro deve tomar as vacinas?
O calendário de vacinação canina deve ser definido pelo médico veterinário de confiança. Mas, em geral, o calendário para filhotes segue algumas datas:
- Entre a sexta e oitava semanas de vida: primeira dose da vacina polivalente, com 2 ou 3 reforços, com intervalo de 21 a 30 dias;
- A partir de 12 semanas: primeira dose da vacina antirrábica;
- A partir de 16 semanas: administração das vacinas monovalentes (gripe canina, giárdia e verme do coração).