As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Capacitação do TikTok pode alavancar negócios do setor pet

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

negócios do setor pet
Foto: Freepik

Empreendedores de pet shops e clínicas veterinárias podem contar agora com o TikTok para alavancar negócios do setor pet. A rede social, em parceria com a Digital Favela, criou a plataforma gratuita Cria que Cria. O canal reúne videoaulas curtas e práticas para gestores aprenderem a impulsionar as operações digitais e melhorar a visibilidade de suas empresas no ambiente online.

A capacitação é lançada no momento em que as plataformas se consolidam como verdadeiros espaços de exposição e crescimento de negócios. Exemplo disso é o resultado de uma pesquisa conduzida em 2023 pela área de Market Science do TikTok e pela InSites Consulting – segundo a qual 82% dos usuários afirmam ter descoberto uma pequena ou média empresa na rede antes de encontrá-la em outro lugar.

“Queremos encorajar, sobretudo, aqueles que empreendem por necessidade a aproveitar ao máximo as oportunidades de exposição na mídia social”, comenta Silvia Belluzzo, diretora de marketing de negócios para PMEs do TikTok na América Latina.

Como aprendo a criar negócios do setor pet? 

O acesso à plataforma para orientar sobre negócios do setor pet é gratuito, bastando se inscrever aqui. Ao todo, são 25 mil vagas disponíveis. As inscrições e a plataforma ficam abertas até 31 de julho.

A capacitação será realizada em parceria com a edtech SoulCode.

As aulas são remotas e divididas em sete módulos. Os empreendedores poderão acessar cursos que contemplam estratégias de monetização, difusão de conteúdos e ações de marketing, além de táticas para identificar seu nicho de clientes no TikTok.

Digitalização dos negócios do setor pet avança, mas… 

Os negócios do setor pet no mundo digital avançam, mas ainda com um sinal de alerta para pequenas e médias empresas.

As projeções do Instituto Pet Brasil apontam que o e-commerce no varejo pet movimentou R$ 4,6 bilhões em 2023. No último ano antes da pandemia, em 2019, o resultado no comércio eletrônico foi de R$ 1,4 bilhão.

Mas boa parte dessa fatia ainda provém das plataformas especializadas nas vendas online, que respondem por 42% do faturamento. A segunda posição no ranking é ocupada pelas megastores Petz e Cobasi, com receita de R$ 1,2 bilhão. Os pequenos e médios pet shops só aparecem depois nas estatísticas e comercializaram o equivalente a R$ 984 milhões.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS