As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Aumenta diversidade de canais de compra no mercado pet

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

canais de compra
Foto: Freepik

O aumento no número de novos tutores, aliado ao fenômeno da digitalização, vem contribuindo para ampliar a diversidade de canais de compra no mercado pet. E duas pesquisas internacionais confirmam essa tendência.

De acordo com indicadores da Global Pet Expo 2024, maior evento mundial do segmento e que aconteceu neste mês em Orlando (EUA), 78% dos gastos com animais de estimação nos Estados Unidos são originários de consumidores que frequentam vários canais.

Além disso, 57% dos tutores relataram que fizeram compras tanto em lojas físicas como em e-commerces próprios dos pet shops ou plataformas de marketplace durante o ano passado. O índice é 1,5% superior ao de 2022.

Por outro lado, a proporção de donos de animais de estimação que compram exclusivamente em lojas físicas foi de 39,7%, registrando uma queda de 1,2% em relação aos anos anteriores.

Embora a pandemia de Covid-19 tenha impulsionado o crescimento do varejo online, somente 3,3% dos tutores nos Estados Unidos compraram suprimentos exclusivamente online.

Principais canais de compras de pet food 

Apesar de os tutores comprarem em diversos canais de uma mesma marca, o supermercado ainda se mantém como o canal preferido para a compra de alimentos para animais de estimação em todo o mundo. É o que indica outro levantamento, conduzido pela TGM Research.

O levantamento, que abrangeu 15 mil pessoas em 40 países, também ressaltou as preferências de compra de alimentos em diferentes regiões. Nos países europeus, os tutores costumam buscar cadeias especializadas e plataformas online para adquirir produtos de pet food. Na Ásia, as plataformas digitais se destacam. Por outro lado, na América Latina, a tendência é para a compra majoritária em pet shops, seguida por lojas de conveniência.

Canais de compra do mercado pet no Brasil 

No país, os pequenos e médios pet shops são o principal canal de acesso para os donos de animais de estimação. Com 49%, esses estabelecimentos representam quase metade de todo o dinheiro movimentado pelo varejo pet.

Já as clínicas e hospitais veterinários, de acordo com o Mercado & Consumo, são o segundo principal canal de acesso aos produtos e serviços do setor.

Mais lidos

OUTRAS NOTÍCIAS