As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Como viajar com pet de forma segura

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

Como viajar com pet de forma segura
Foto: Freepik

Viajar com pet pode ser uma ótima experiência, mas é preciso planejamento para garantir conforto e bem-estar tanto para você quanto para seu filho de quatro patas. Confira dicas importantes para ninguém passar perrengue.

Viajar com pet: o que fazer para não ter problema

Antes de embarcar em uma viagem com seu animal de estimação, é fundamental encontrar acomodações que sejam pet friendly, ou seja, que aceitem seu bichinho.

Se estiverem viajando de carro, é importante planejar rotas com paradas frequentes e manter uma temperatura agradável no veículo. Caso a opção seja o avião, faça a reserva para o seu pet com antecedência, separe toda a documentação necessária e siga todas as orientações da companhia aérea. Lembre-se que alguns animais podem embarcar na cabine da aeronave, enquanto outros não.

Para garantir o conforto e a segurança do seu pet durante a viagem, leve todos os suprimentos necessários, como brinquedinhos e cobertores. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e o tédio, mantendo o animal relaxado.

Não se esqueça de que seu amigo peludo também tem necessidades fisiológicas. Por isso, planeje paradas regulares para permitir que ele se alivie. Além disso, esteja preparado para fazer paradas adicionais.

Durante a viagem de avião, coloque um tapetinho no fundo da bolsa ou caixa em que o animal está para absorver a urina e as fezes, e leve saquinhos para recolher as necessidades. Além disso, evite alimentar o animal em excesso ou dar muita água antes do embarque. Mas durante o voo, ofereça água para que o animalzinho não fique desidratado.

Por fim, certifique-se de manter o esquema de vacinação do seu pet atualizado. Caso ele esteja tomando algum medicamento, não se esqueça de levar. É também recomendado colocar uma coleira com identificação no animal durante toda a viagem.

Não posso levar o pet para a viagem. E agora?

Não deixe o seu amigo de quatro patas desamparado de forma alguma. O ideal é que ele sempre fique com alguém, seja com amigos de confiança, familiares ou até cuidadores especializados.

Os pet sitters são ótimas opções para gatos, que costumam estranhar ambientes diferentes. Já para os caninos, creches para animais de estimação e hotéis pet podem ser considerados.

Não esqueça que na malinha do pet deve conter tudo que ele utilizara em casa. Portanto, coloque guia, coleira, brinquedos, tapete higiênico ou caixa de areia para fazer as necessidades, ração favorita, e até remédios para problemas inesperados.

É necessário ainda que o bichinho esteja devidamente protegido contra doenças, carrapatos e infecções, principalmente se for a um local onde há outros animais.

Conhece nossa newsletter?

Receba diariamente as principais notícias do mercado Pet e Veterinário

Mais lidos

OUTRAS NOTÍCIAS