Relatório internacional revela tendências no setor de pet food

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
SETOR DE PET FOOD
Foto: Freepik

O setor de pet food foi tema de um relatório da OC&C Strategy Consultants, consultoria global de gestão. O estudo trouxe à tona insights valiosos sobre o mercado pet nos Estados Unidos e que, de quebra, servem de referência para o desenvolvimento do segmento no Brasil.

Um dos segmentos de maior destaque no relatório é o de alimentos frescos para cães e gatos. Esses produtos são formulados com ingredientes de alta qualidade, como carnes, peixes e vegetais frescos, proporcionando uma alimentação 100% natural.

Produtos super premium também foram mencionados. Além de serem altamente nutritivos, possuem maior prazo de validade e fácil armazenamento. Um exemplo são os produtos liofilizados, que passam por um processo especial de desidratação a vácuo, preservando ao máximo os nutrientes, aromas e texturas originais.

Outra tendência que vem ganhando popularidade entre os tutores norte-americanos é o desenvolvimento de produtos que melhoram a ração seca, tanto em sabor como em valor nutricional. Esses alimentos aumentam a palatabilidade ao adicionar umidade e sabor às refeições.

Alimentos funcionais e à base de plantas puxam setor de pet food

O estudo sobre o setor de pet food observou ainda o sucesso dos alimentos naturais funcionais, especialmente em marcas premium. De acordo com o levantamento, a comida seca domina esse mercado, mas marcas tradicionais também tiveram bom desempenho em formulações úmidas.

Por lá, o nicho de alimentos à base de plantas também está em ascensão, com muitos tutores escolhendo opções veganas, visando maior sustentabilidade. Como consequência, a clientela tem optado por marcas que possuem embalagens que utilizam processos menos agressivos ao meio ambiente, por exemplo. Para acessar o estudo completo, clique aqui.

Em entrevista ao Panorama PetVet, Everton Leonardo Cardoso, head da divisão Pet Food da SCL, diz que a empresa acompanha de perto o mercado de alimentação pet norte-americano, reconhecido por ser um dos mais inovadores do mundo.

“Identificamos tendências emergentes que podem ser adaptadas por aqui, respeitando, claro, as particularidades culturais e econômicas, além das demandas específicas dos consumidores locais”, reforça.

Para garantir o sucesso de seus lançamentos, a empresa adota uma abordagem multifacetada, que inclui análises de mercado, feedback de consumidores, testes de produto e estudos de viabilidade financeira. “Também monitoramos a concorrência, buscando identificar lacunas que nossos produtos possam preencher”, acrescenta.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS