Assim como os humanos, os animais de estimação também devem tomar vacinas regularmente. Portanto, manter a vacinação do seu gato sempre atualizada é uma das melhores formas de mantê-lo saudável. A seguir, saiba quando os bichanos devem ser imunizados.
Quando devo vacinar meu gato?
A médica-veterinária da Petz, Karina Mussolino, explica que assim como outros pets, os gatos devem ser vacinados ainda filhotes, entre a sexta e oitava semana de vida. “Antes disso, eles ainda possuem os anticorpos da mãe, que passam por meio da placenta. Isso pode inativar grande parte do agente vacinal”, explica a especialista.
Quais são as vacinas para gatos
Vacina Polivalente
Esse imunizante protege o felino de diversas doenças. A seguir, conheça suas proteções:
- Vacina tríplice (V3) para gatos: protege contra a panleucopenia felina, calicivirose e rinotraqueite
- Vacina quádrupla (V4) para gatos: protege contra as mesmas doenças da V3 e mais a clamidiose
- Vacina quíntupla (V5) para gatos: protege contra todas as enfermidades acima e mais a leucemia viral felina
O número de doses varia de acordo com a idade do pet. Após a primeira aplicação quando filhote, o bichano deve receber outras duas dosagens com um intervalo de quatro semanas entre elas.
Vacina antirrábica
É um imunizante importante e que não pode faltar na carteirinha de vacinação do gatinho. Normalmente, é aplicado quando o animal está com 12 semanas ou após a última dose da polivalente.
É importante lembrar que a raiva é fatal e não afeta só os animais, mas também pode contaminar seres humanos.
Reforços das vacinas
É obrigação do tutor cuidar e administrar as vacinações do animalzinho. Dessa forma, sempre haverá anticorpos no organismo do pet, garantindo uma resposta mais rápida caso haja uma infecção. Também é fundamental levar os animais domésticos para fazer check-ups regularmente.