Posso tosar meu coelho?

Descubra quando e como tosar seu coelho para mantê-lo confortável e saudável nos dias mais quentes

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
Domestic rabbit pathological hair loss, comb fur of pet animal,
Foto: Freepik

Os coelhos, assim como outros bichinhos de estimação, requerem cuidados que vão além da alimentação e da higiene básica.

Uma dúvida comum entre tutores, especialmente daqueles que possuem coelhos de pelagem longa, é sobre a necessidade e a segurança de tosar esses pets. A tosa pode ser uma aliada importante para ajudá-los a lidar com o calor, prevenir desconfortos e manter uma higiene adequada.

Por que tosar meu coelho?

Os pets mais peludos, durante o período de calor, podem sofrer mais que os demais. A tosa é uma forma de garantir que o seu dentuço de orelhas longas se sinta mais confortável com o clima, que além de proporcionar alívio térmico, também contribui para a higiene e previne que os pelos fiquem embaraçados, causando nós.

No entanto, a necessidade de tosar depende do comprimento e da densidade da pelagem do coelho. Se o pelo for curto, a toda não precisa ser feita. Conforme orientações da Petz, para saber se o corte é indicado, o tutor pode medir o comprimento do pelo com uma régua e caso passe de dois centímetros, pode ser uma boa ideia apará-los.

Coelhos sentem calor de maneira diferente dos humanos

Esses bichinhos possuem glândulas odoríferas que concentram o suor em uma região muito pequena do corpo. Isso significa que eles não conseguem regular sua temperatura da mesma forma que os humanos, que se refrescam através da transpiração por toda a pele. Nos coelhos, a dificuldade em dissipar calor pode levar ao acúmulo de temperatura no corpo, o que pode ser extremamente perigoso e, em casos extremos, até fatal.

Por isso, além da tosa, é fundamental fazer adaptações no ambiente para ajudar o coelho a lidar com o calor. Algumas medidas eficazes incluem:

  • Oferecer gelo para ele lamber e se refrescar;
  • Disponibilizar superfícies frias, como uma base de mármore ou cerâmica, para que ele possa descansar e reduzir sua temperatura corporal;
  • Garantir um ambiente bem ventilado e evitar exposição direta ao sol.

O procedimento da tosa deve ser realizado com cuidado, utilizando ferramentas adequadas ou com a ajuda de um profissional, para garantir a segurança do seu coelhinho.

 

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS