O que significam os principais sons dos cães

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Sons dos cães

Dentre latidos, uivos, choramingadas, estão os principais sons dos cães. Alguns mais, outros menos, mas todo cachorrinho costuma fazer barulho, e todas essas emissões tem algum significado. Inclusive, quando o som destoa de latidos. Rosnadas diferentes, ou princípios de choro podem fazer parte do que os cães tanto tentam nos passar, já que sua comunicação nunca é em vão. É fato que o pet tem sues próprios meios de se expressar, então por isso é sempre necessário ficar atento aos sons dos cães e à sua linguagem corporal.

Uma dupla de entrosamento entre um tutor e um cachorro pode traduzir facilmente o que o animal quer dizer com alguma emissão diferente. De qualquer forma, nós humanos nunca teremos ciência do que eles querem nos dizer completamente. Sempre algo vai ficar em falta, já que nosso meio de comunicação é a fala e o deles, os sons. Deseja saber o que cada som pode significar? Fique com a gente e leia a matéria abaixo sobre os principais sons dos cães e o que eles têm a dizer para os humanos.

5 principais sons dos cães

Famílias de pets convivem diariamente com a tentativa de comunicação dos animais. Cães latindo, chorando, rosnando ou uivando estão no dia a dia de tutores que, cada vez mais, estão interligados a seus animais de estimação e tentam entende-los. Confira os 5 sons mais emitidos pelos cães e os seus significados:

  1. Latidos

Através dos latidos podemos entender (ou não) uma boa parte da comunicação dos cães, já que é o som emitido mais comum. É necessário conhecer seu cachorro ao máximo para saber o que ele quer dizer por esses barulhos, já que cada um tem um intuito diferente. O latido pode representar muitas coisas, mas alguns sentimentos em especial, como os seguintes:

  • Alerta: o latido de alerta é um dos principais sons dos cães, e soa de maneira aguda e seca, podendo ser bem forte. Pode ser recorrente em razão da sua capacidade auditiva, já que consegue ouvir melhor algumas ameaças em volta, alertando seus tutores.
  • Angústia e ansiedade: estridente e repetitivo, normalmente é ouvido quando o cão está isolado ou é separado de seus tutores;
  • Demanda: persistente, agudo e direcionado ao tutor ou à pessoa em questão, o cão late dessa maneira quando quer pedir algo, como sair para a rua ou comer;
  • Tédio: o cão pode latir também quando está entediado, soltando um latido mais alto quanto mais insatisfeito estiver. São os sons dos cães mais monótonos e repetitivos.
  • Diversão: talvez esse seja o significado mais fácil de entender. Quando estão se divertindo, geralmente os cães latem e abanam o rabo.
  • Medo: observe se algo está assustando seu cão ou se sente alguma dor. É uma forma de controlar os latidos por medo, que são baixos, rápidos e tristes.
  1. Rosnados

O rosnado de um cão não tem o significado tão diversificado quanto o caso dos latidos. Esses sons dos cães são mais relacionados a alguma incoerência, como um sentimento de incomodo, uma brincadeira desagradável ou o contato com alguém que não quer por perto. Procure o tranquilizar na situação para deixar de rosnar.

Pode ser que, mesmo rosnando, o cão esteja apenas querendo fazer alguma brincadeira. Por exemplo, um som mais baixo pode significar que ele quer criar uma disputa saudável com seu tutor ou esconder algum objeto. É necessário avaliar outros fatores da linguagem corporal do cachorro para saber se ele está rosnando por raiva ou por uma brincadeira.

  1. Uivo

Não são só os primos lobos que costumam uivar. Primitivamente, os caninos utilizavam dessa forma de comunicação para encontrar uns aos outros ou reunir a alcateia para os momentos de caça. Porém, não é para isso que os cães uivam. Veja quais são os motivos:

  • Chamar outros cães;
  • Ao se deparar com uma cadela no cio;
  • Solidão;
  • Felicidade e animação;
  • Chamar a atenção do tutor.
  1. Choro

Diferente dos humanos, reconhecemos o choro dos animais não apenas pelas lágrimas caídas. Esse é um dos sons dos cães mais comuns, e também um dos que mais dá pena. Geralmente, eles choram quando sintam alguma angústia ou dores que não o deixem tranquilizar, precisando se comunicar através de choramingadas. Tenha atenção com brincadeiras com outros animais, interações que podem ser perigosas e insatisfazer eles.

Filhotes de cães costumam chorar bastante, já que ainda não aprenderam todos os meios de comunicação. Sendo assim, acabam emitindo esses sons até por motivos não tanto plausíveis, como saudade da mãe, fome, frio, vontade de brincar e solidão. Se o seu cão for filhote, tenha olhos atentos a sua comunicação.

Vale lembrar que, nem sempre o choro significa algo ruim. As vezes o cão pode chorar por entusiasmo e alegria, como as vezes em que o tutor volta para casa depois de muito tempo e o animal chora, como se fosse o ser humano com a emoção de reencontrar alguém muito querido. Nesses casos, o som é mais suave e pode vir junto de saltos representando felicidade e alegria.

  1. Ganidos e lamentação

Os sons dos cães lamentando também soam como tristes para os humanos. São emissões agudas, de boca fechada e anasaladas. Por exemplo, em desejos não realizados pelo tutor, o que o cão há de fazer é se lamentar. Ou então se ele está sem ração. Quase sempre retrata o momento do cachorro, que pode estar passando por um ponto alto de estresse ou não cumprimento de uma vontade e está tentando comunicar ao tutor sua insatisfação.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: