Diversos cães que parecem lobos chamam a atenção de muitos fãs de animais e ganham, cada vez mais, popularidade ao redor do mundo em função de sua beleza e porte. Mas, antes de trazer um amiguinho desses para sua família, é necessário se atentar aos diferentes tipos de cuidados que a raça requer.
Primeiramente, vale ressaltar que eles precisam de exercícios físicos constantes no dia a dia, cuidados com a pelagem, alimentação regrada e adestramento desde cedo. Também é levado em conta o clima brasileiro, que é mais quente do que o suportado por esses cães.
Cães lobos ao redor do mundo
Husky siberiano
Essa é a raça de cachorro com aparência de lobo mais conhecida. Se destaca por sua beleza e semelhança ao primo canídeo, além dos pelos escovados que precisam de muita atenção no dia a dia. É um cão carente, leal e que necessita gastar muita energia, precisando sempre estar rodeado, seja pela família ou pelos seus “AuMigos”.
O Husky não é agressivo, mas também não se entrega facilmente com quem não conhece. Muitas características citadas do siberiano remetem ao lobo, mas a principal delas é o fato dele uivar constantemente.
Pastor alemão
Cão muito inteligente e bom para adestramento, o pastor alemão é uma raça muito conhecida no Brasil e que lembra muito os lobos. Forte e intimidante, esse cachorro é utilizado muitas vezes como cão de guarda ou parceiro de bombeiros e policiais. Ao contrário do que muitos pensam, se dá muito bem com crianças, é leal e apegado aos tutores.
Samoieda
O samoieda é, facilmente, um dos cães que mais esbanjam beleza nessa lista. São charmosos e conseguem chamar a atenção de muitos fãs de pet, sendo um sonho para muitas famílias. Originário da Rússia, é como se fosse um lobo da neve, e existe há mais de três mil anos, sendo que foi muito utilizado para puxar trenós e aquecer os tutores.
É uma raça brincalhona, sociável, com muita energia e que ama se socializar com conhecidos, podendo algumas vezes ser cauteloso com desconhecidos. É um cão que lembra muito os lobos do ártico.
Malamute do Alasca
Essa raça é uma das que mais se assemelha aos lobos. Foi criado nos Estados Unidos para ser um cão de carga, por isso tem muita força e já foi muito utilizado para puxar trenós, tendo mais um ponto de semelhança com os primos. Infelizmente, não é um cachorro muito comum no Brasil por não se encaixar bem em locais com temperaturas altas. No inverno consegue participar de mais atividades e brincadeiras.
Pastor belga
Último cão dessa lista de lobos, o pastor belga tem uma estrutura muito forte e pesa até 30 kg. Diferentemente do que se imagina, eles têm uma personalidade amorosa, apegada e carente, adorando companhia e brincadeiras ao ar livre. Por serem bastante inteligentes, esses cães se dão muito bem com o adestramento, e se for realizado corretamente os torna uma raça cheia de truques, brincadeiras e energia para gastar.