Gatos sentem o luto da morte de outros pets

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

luto da morte
Foto: Canva

Você sabia que os gatos sentem o luto da morte de outros animais de estimação? Pesquisa publicada na revista científica Applied Animal Behavior Science revelou que os felinos podem demonstrar sinais de luto após a morte de outro pet que vive na mesma casa, inclusive quando se trata de um cão.

De acordo com publicação da Galileu, alguns pets apresentaram dificuldade para dormir, falta de apetite ou fizeram barulhos de uivo. Outros também demonstraram carência e perderam o interesse em suas brincadeiras favoritas.

“Eles [os gatos] passaram a comer e brincar menos, mas a buscar mais atenção de humanos e outros animais de estimação, escondendo-se, passando tempo sozinhos e parecendo procurar seus companheiros perdidos”, escreveram os autores da Universidade de Oakland, nos Estados Unidos.

Para a pesquisa, foram analisados e ouvidos donos de mais de 450 gatos que tinham outro pet que morreu recentemente, podendo ser outro gato ou cachorro. Cerca de dois terços dos casos, o animal de estimação falecido era outro felino e o restante eram cães.

“Ao contrário dos cães, tendemos a pensar que os gatos são indiferentes e não sociais”, disse a professora Jennifer Vonk, psicóloga comparativa/cognitiva da Universidade de Oakland e coautora do trabalho, ao jornal britânico The Guardian.

Além disso, o estudo também pontuou que quanto mais tempo os bichanos viviam com seus companheiros que morreram, mais afetados eles ficaram. Mas testemunhar a morte de outro animal e o número de animais existentes na casa aparentemente não influenciam nesse impacto.

“O tempo que os animais passaram juntos envolvidos em atividades diárias se refletiu em comportamentos de luto e medo. Se os animais sobreviventes e os que morreram tinham relacionamento positivo, o resultado envolveu reduções nas horas de sono, na alimentação e na quantidade de brincadeiras”, diz o estudo.

 

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: