Franquia pet expande atuação para 8 estados

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FRANQUIA PET
Ricardo Chen, Arquelau So e Rodrigo Chen, sócios da Padaria Pet | Foto: Divulgação

Franquia pet fundada em 2015 no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP), a Padaria Pet já mantém operações em oito estados brasileiros. Especializada em petiscaria e confeitaria para cães e gatos, a rede concebeu lojas para animais de estimação em formato de contêiner, disponibilizando ao franqueado uma estrutura com spa, banho e tosa humanizados, serviços de hidratação, creche e área de convivência para os pets e os tutores.

O projeto foi idealizado pelos irmãos Rodrigo e Ricardo Chen, ambos engenheiros mecatrônicos formados pela USP, após uma viagem aos Estados Unidos em 2011, onde visitaram uma loja de cookies decorados. Surpresos, descobriram que eram destinados a cães. “Foi um choque, e a partir daí vimos como o mercado pet já era humanizado por lá”, relembra Rodrigo.

De volta ao Brasil, a dupla adaptou o conceito à cultura local, focando em produtos que se assemelhassem a itens populares entre os consumidores, como cerveja, pães, coxinhas e brigadeiro. Com o setor em expansão e o crescente papel dos animais de estimação nas famílias, a ideia de empreender nesse mercado ganhou força.

Após cumprir exigências legais e contar com veterinários na formulação de produtos, inauguraram a primeira loja há nove anos, seguida pela unidade da Oscar Freire em 2016, estrategicamente localizada no “quarteirão de ouro” de São Paulo para consolidar a marca.

Ricardo comenta que, ao inaugurar a Padaria Pet, a humanização dos pets no Brasil era incipiente. “Nos primeiros meses, recebíamos mensagens nas redes sociais dizendo ‘que absurdo, com tanta gente passando fome, e vocês fazendo isso para cachorro’”, recorda.

Em 2017, Arquelau So, amigo de infância dos fundadores, juntou-se ao negócio com o objetivo de expandir a empresa. Formado em direito, ele estruturou o modelo de franquia, contribuindo para o crescimento da rede. Hoje o grupo já conta com 12 pontos de venda, sendo quatro lojas próprias nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

As unidades franqueadas estão distribuídas pelas cidades paulistas de Bauru, Santos, São Caetano do Sul e São Paulo, pelo Rio de Janeiro (RJ) e Vila Velha (ES). A rede também avançou para o sul do país, nos municípios gaúchos de Novo Hamburgo e Passo Fundo; e para a Região Nordeste, em Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Recife (PE).

FRANQUIA PET
Unidade da Padaria Pet em Recife (PE) | Foto: Divulgação/José Britto @josebritto

Franquia pet conta com unidades físicas e home based

Atualmente, a empresa oferece dois modelos de franquia pet. O primeiro é a loja física ou contêiner, que exige um investimento inicial a partir de R$ 130 mil e R$ 140 mil e apresenta um prazo de retorno estimado em cerca de três anos.

O segundo modelo é o home based ou microfranquia, que permite ao franqueado trabalhar de casa. “Nesse modelo, ele revende nossos produtos e recebe treinamento para operar na área de confeitaria e alimentação para pets. Como temos nossa própria fábrica, enviamos misturas pré-prontas, como as de bolo e biscoito, facilitando a produção”, explica Rodrigo.

Com um investimento inicial a partir de R$ 9 mil, esse formato proporciona um retorno de investimento em torno de 12 a 16 meses, tornando-se uma opção atrativa para quem busca um negócio com menor custo de entrada.

Além disso, em uma parceria estratégica com a rede de creches e centros de veterinários e de banho e tosa Espaço Vet Pet, a Padaria Pet instalará sua estrutura de confeitaria dentro de dez a 12 unidades do parceiro ao longo de 2025 no conceito de store in stores.

Empresa mantém fábrica própria

Atualmente, a Padaria Pet opera com uma estrutura verticalizada robusta, composta por uma rede de lojas e uma fábrica própria registrada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Essa configuração permite atender tanto o varejo como o atacado de forma eficiente. Localizada em Cotia (SP), a fábrica ocupa uma área de 4 mil m², com um centro de distribuição anexo de mais de 1 mil m² e em torno de 150 SKUs.

Essa estrutura favorece a constante inovação em produtos, com a criação de novas linhas e parcerias estratégicas com grandes marcas, incluindo Ambev e Sodiê. “Nossa fábrica conta com várias linhas, desde produção de líquidos, como sorvete e cerveja, até linhas de assados e misturas em pó para bolos e biscoitos para pets. Esse diferencial de produção nos coloca à frente da concorrência”, destaca Ricardo.

A produção própria permitiu que a Padaria Pet se especializasse na realização de festas de aniversário para pets, um pacote completo com bolo, lembrancinhas, decoração, brigadeiros e até coxinhas. Os tutores podem fazer seus pedidos e, dependendo do horário, recebem tudo no mesmo dia.

Agora, a empresa decidiu diversificar suas fontes de receita ao investir na produção terceirizada de pet food para outras marcas. “Sempre usamos nossos conhecimentos e tecnologia para desenvolver produtos alimentícios próprios para pets, mas notamos que empresas de outros setores também se interessam por esse mercado e nos procuram. Percebemos, então, um nicho promissor” afirma So.

Estrutura organizacional

Hoje, Rodrigo ocupa o cargo de CEO, liderando as operações da empresa, enquanto Arquelau é responsável pela expansão e Ricardo é diretor e responsável financeiro. A Padaria Pet conta com cinco diretorias, incluindo uma específica para inovação e desenvolvimento criativo.

Com uma equipe de 30 colaboradores, a empresa mantém ainda um setor dedicado ao suporte das franquias, oferecendo treinamento, monitoramento de indicadores e suporte contínuo para o sucesso dos franqueados. Essa assistência é reforçada pelos setores de marketing e design, que garantem o alinhamento da marca em todas as unidades.

Expansão e metas

O principal desafio para 2024 é continuar crescendo de forma sustentável, ajustando direcionamentos e otimizando a estrutura interna. “Estamos focados em preparar o terreno para o próximo ciclo de crescimento em 2025”, comenta Rodrigo. Em termos financeiros, a empresa projeta um aumento de 10% a 15% no faturamento para o próximo ano.

No que diz respeito à expansão, a Padaria Pet está direcionando esforços para ampliar o modelo de microfranquia, que permite alcançar novas cidades e expandir a marca em âmbito nacional.

Padaria Pet
Fundação: 2015
Capilaridade: quatro unidades próprias, oito franquias e oito microfranquias home based
Faturamento: média mensal de R$ 10 mil
Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
Retorno previsto do investimento: um ano
Lucro médio mensal: 25%

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