O Natal é uma época mágica, cheia de luzes e momentos especiais em família. Porém, para os donos de gatos, essa temporada pode trazer alguns desafios inesperados. Árvores de Natal, laços brilhantes e outros enfeites podem se tornar irresistíveis para os felinos, que adoram explorar e, muitas vezes, destruir o que está ao seu alcance.
Ao portal Metrópoles, a veterinária Raísa Gonçalves explica que o brilho e as diversas texturas dos enfeites são atraentes para os gatos, mas existem maneiras para mantê-los longe da decoração. E não é brigando! “Repreendê-los pode causar efeito inverso ao esperado. Reforçando os comportamentos ruins”, destaca a profissional. A seguir, a veterinária comportamentalista Cintia Pinheiro compartilha as cinco melhores estratégias para manter o bichano longe da árvore.
Gato x decoração de Natal
Se você quer manter sua casa decorada e os enfeites intactos durante o feriado, o segredo é distrair o seu gato e desviar sua atenção da decoração. A veterinária comportamentalista Cintia Pinheiro compartilha as cinco melhores estratégias para manter seu felino longe da árvore, confira.
Escolha o lugar certo
Posicione a árvore em um espaço ou contra parede, evitando áreas abertas onde o pet possa pular facilmente.
Enfeites seguros
Opte por enfeites leves e bem fixados, que não gerem movimentos que atraiam o olhar do bichano. Evite itens que contam com cordões longos ou peças pequenas que ele possa engolir.
Brincadeiras divertidas
Gaste a “energia de caça” dos gatos para mantê-los ocupados e com menos tempo tentando brincar com a árvore.
Base segura
Para evitar que a árvore caia, use uma base pesada e antiderrapante.
Distrações
Também é interessante introduzir novos brinquedos para desviar a atenção do gato das decorações. O ideal é fazer um rodizio desses brinquedos para que o felino se mantenha entretido e perca o interesse nos enfeites.