Com sede em Perdões (MG), a distribuidora pet VetBR está focada em fortalecer sua atuação nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. A empresa, que atende tanto o mercado pet como o de pecuária, conta com uma infraestrutura robusta: seis centros de distribuição (CDs).
Os complexos estão localizados na cidade natal da empresa e também em Cariacica (ES), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Maracanaú (CE) e São Bernardo do Campo (SP), totalizando 10 mil m² de área de armazenamento.
Essa capilaridade possibilita que a distribuidora atenda, anualmente, mais de 30 mil pontos de venda, dos quais aproximadamente 12 mil são pet shops e clínicas veterinárias. Além disso, a empresa conta com um quadro de mais de 500 colaboradores distribuídos por todo território nacional, desde áreas administrativas até comerciais e operacionais.
Distribuidora pet faz aquisições estratégicas
Fundada em 1975 como Casa da Vaca, varejo agropecuário no município de Perdões, a distribuidora pet iniciou a trajetória no mercado B2B em 1996, ainda no segmento de grandes animais. A entrada no setor pet ocorreu em 2016, com a estruturação do centro de distribuição em Cariacica. Em 2017, a Casa da Vaca foi comprada pela Aqua Capital, fundo de investimento brasileiro voltado ao agronegócio, e passou a se chamar VetBR.
“Quando começamos a pensar no mercado de animais de companhia, adotamos uma estratégia de crescimento por meio de aquisições, com foco na expansão nacional. Desde então oficializamos a incorporação de cinco distribuidoras”, explica Verônica Martins, diretora comercial da VetBR, em entrevista exclusiva ao Panorama PetVet. Por meio dessas operações, a atacadista estreou operações no mercado paulista em 2019 e fincou bandeira no Centro-Oeste a partir de 2020.
A VetBR mantém cerca de 100 fornecedores no portfólio, sendo 24 do mercado pet, o que assegura a oferta de 3 mil produtos, entre medicamentos, vacinas e pet food. “Somos procurados por muitas empresas para realizar a distribuição, mas prezamos pela seletividade nas parcerias”, ressalta Verônica.
VetBr investe em inovação digital e treinamento
Uma equipe de 25 profissionais de call center dá respaldo ao atendimento dos clientes, alinhada a uma equipe comercial de 320 colaboradores que mantêm uma agenda de visitações aos clientes e seis funcionários de vendas. “Temos uma estratégia de proximidade com pet shops e clínicas, auxiliando na rotação dos estoques e fortalecendo a parceria com os veterinários”, observa.
Outro diferencial na operação, segundo a executiva, está na Universidade VetBR, plataforma concebida em 2018 para capacitar os funcionários e também clientes. “Oferecemos ferramentas para acompanhar o desempenho do nosso time e maximizar resultados”, afirma.