Apesar da foto amedrontadora e de suas primeiras impressões, o cane corso é uma raça de cachorro muito carinhosa e leal com sua família, servindo como ótima opção para ser um fiel escudeiro de seus tutores. Detentor de uma pose que intimida e um tamanho grande, é um cão extremamente musculoso, com forte presença por onde passa.
Original da Itália, o cane corso é perfeito para quem quer um leal e verdadeiro amigo de quatro patas, mas ao mesmo tempo um defensor da família. Hoje, conheceremos melhor sobre as características do cani corso – como também é chamado, entendendo seu temperamento, necessidades, corpo físico e muito mais.
Cane corso: o próprio cão de guarda
O cane corso tem todas as características tradicionais de um cão de guarda. É um fiel escudeiro para seus amigos, e principalmente seu físico o remete como um defensor familiar. Tem um olhar desconfiado, sempre ligado em sua volta, além de um porte musculoso e intimidador. Conta com um instinto protetor forte, que algumas vezes pode ser até exagerado, e o torna um tanto quanto agressivo com ameaças a sua família.
É uma raça muito inteligente, e uma ótima opção para incentivar essa esperteza toda é o adestramento. É interessante ressaltar que, apesar de todo o seu tamanho, postura e força, é um cão mais silencioso, que não late tanto para intimidar ou para pedir algo, apenas quando ele percebe alguma ameaça a seus tutores e quer ajuda-los, ou quando acabou sua ração.
Socialização do cane corso
A socialização do cane corso é super importante para tranquilizar o instinto protetor da raça com sua família. Por ser um cão que ama muito quem está ao seu lado, se torna um cachorro superprotetor e que pode ser perigoso para pessoas e animais desconhecidos. Priorizar seu convívio com os outros desde os primeiros anos de vida é o melhor a se fazer se for transformá-lo em apenas um cão de companhia, de forma que possa viver bem em sociedade.
Vale lembrar que, mais uma vez sendo surpreendente para quem não conhece, o cane corso é um ótimo amigo para crianças, chegando a ser tão fiel e carinhoso como é com adultos e famílias – desde que não seja um desconhecido ameaçando seus parceiros.
Cane corso precisa de bastante exercício
Apesar de ser uma raça pouco agitada, o cane corso precisa gastar sua energia se exercitando bastante. Isso porque, mesmo sendo um cão grande que presume um instinto inquieto e incansável, normalmente eles são bem tranquilos e descansam bastante. De qualquer forma, é sempre importante para um animal se exercitar, ainda mais quando naturalmente já não costumam gastar tanta energia, como é o caso do cane corso.
É recomendado encontrar diversas atividades físicas para o cão, preferencialmente que sejam fora de casa para que o animal tenha mais espaço e diversifique seu dia a dia. Corridas, esportes, passeios e caminhadas são ótimas opções para estimular o cane corso a se exercitar. Por ser um cachorro de grande porte, a intensidade das atividades deve ser maior do que os de porte pequeno e médio, que são menos dispostos para isso.
É destacável que gastar a energia do cane corso é muito importante também para que ele não tenha comportamentos destrutivos e bagunceiros pela casa, o tranquilizando mais ainda nos momentos oportunos.
Curiosidades do cane corso
- O cane corso é o detentor da terceira mordida mais forte entre os cães, com 700 PSI, figurando atrás do bandog (730 PSI) e do kangal (743 PSI);
- Mastim italiano e cani corso são outros nomes dados para o cane corso;
- No Brasil, o cane corso chegou como incentivo do apresentador Fausto Silva, o Faustão, que se apaixonou pela raça em uma viagem e pediu exemplares de Roma para o país;
- O cane corso é muitas vezes confundido com um pitbull, já que alguns tem a orelha cortada aumentando a semelhança;
- As ninhadas do cane corso podem ter em volta de seis filhotes.
Quanto custa um cane corso?
O valor do mastim italiano é bastante variável. Fatores como cor do pelo, linhagem do cão e sexo são preponderantes para a definição de quanto custará um cane corso. Por exemplo, se for um cachorro descendente de campeões, o valor costuma ser mais elevado. Ou então, se for uma fêmea, também será mais caro.
O canil é outro fator que influencia no preço do cão, podendo ser maior ou menor que a média. Sabendo disso, é importante procurar um lugar de confiança e bem avaliado para adquirir seu amiguinho. Para ter um cane corso você desembolsará entre R$ 3 mil e R$ 6 mil. Vai encarar?