O kangal é uma raça de cão de tamanho gigante conhecida por sua estrutura musculosa e, principalmente, por carregar a fama de ser o cachorro com a mordida mais forte do mundo. Pelo incrível que pareça, a personalidade dele não condiz com o seu físico, tendo em vista que ele é super leal, carinhoso e apegado à família, e até por isso às vezes se torna superprotetor.
Origem do kangal
Originária da Turquia, a raça surgiu na cidade de Kangal e, por isso, carrega o nome, podendo também ser conhecida como kangal turco. Assim como diversos cães orientais, o gigante é um símbolo nacional em seu país, carregando tradições e crenças em torno dele. Acredita-se que surgiu pela mistura das raças molosso assírio, molosso romano e mastim inglês.
Características físicas
Além da força na mandíbula, o kangal se destaca por sua força física e imposição corporal, tradicional de um verdadeiro cão de guarda. Ele é forte e musculoso, variando seu peso entre 50 e 60 kg e altura até 78 cm. Por este motivo é usado como guardião de rebanho.
O kangal tem pelos densos e curtos e se dá bem com o inverno frio por conta de sua dupla pelagem. A raça apresenta diversas tonalidades de cor, variando entre bege, dourado e fulvo, e muitos se caracterizam por uma máscara preta na região do focinho.
A mordida mais forte do mundo
A força na mordida do kangal se deve ao potencial de pressão de seu maxilar na hora em que a boca é fechada. Para chegar a esse índice, especialistas utilizam a PSI (libra-força por polegada quadrada), medindo a pressão da mordida. Nesse ranking, o kangal ocupa disparadamente o primeiro lugar. Veja abaixo alguns dos colocados:
- Kangal – 746 PSI
- Mastim – 556 PSI
- Cão-Lobo – 406 PSI
- Rottweiler – 328 PSI
Personalidade
Na maioria das vezes a personalidade do kangal não condiz com o que se espera de um cão com seu tamanho, postura e força de mordida. Apesar de serem protetores e territorialistas, na maior parte do tempo são calmos. Também se dão super bem com humanos, se tornando uma raça muito apegada ao tutor, esbanjando lealdade e carinho. O único risco é com outros animais, tendo em vista que pode se comportar de maneira agressiva devido aos traços territorialistas.
Outro fator que destaca o kangal é sua inteligência. Eles têm grande facilidade para aprender orientações do tutor e são bastante obedientes.
Problemas de saúde
Apesar de se tratar de um cão saudável e com longa expectativa de vida, em torno de 15 anos, a raça pode comumente desenvolver problemas de saúde. Em sua maioria são relacionados aos ossos, como artrite, displasia coxofemoral canina e luxação patelar, por conta de seu tamanho e peso.
Sendo assim, é aconselhável que consultas médicas regulares façam parte da rotina do cão. Também vale lembrar que eles precisam gastar energia, portanto caminhadas e espaços amplos são essenciais.
Quanto custa para comprar um kangal?
A importação de um kangal gira em torno dos US$ 800 (aproximadamente R$ 4 mil). Por ser um cão tradicional da Turquia, e que não pode ser levado para outros países, o kangal se torna uma raça muito rara ao redor do mundo, sendo altamente avaliado. Não existem criadores no Brasil.
Fonte: Redação Panorama PetVet