
Dezembro Laranja é uma campanha para prevenção e diagnóstico precoce de câncer de pele, que acomete humanos e animais. A doença é causada principalmente pela alta exposição ao sol, em especial pets de pelagem e peles claras ou com áreas despigmentadas no corpo.
Dezembro Laranja: como acontece o câncer de pele em cães e gatos?
Segundo o +Pet, a pele dos pets são renovadas com frequência, o que aumenta a predisposição ao surgimento e multiplicação descontrolada de células anormais que formam os tumores de pele. As células anormais podem ser benignas ou malignas e, como a pele é composta por camadas e estruturas, possibilita a transformação maligna.
Em cães, os tipos mais comuns de tumores de pele são mastocitoma, adenomas e melanomas, e em gatos os mais comuns são os carcinomas e mastocitomas. Há também lesões actínicas, conhecidas por anteceder o câncer, caracterizadas vermelhidões que não melhoram com tratamento simples.
Sintomas mais comuns de câncer de pele em pets
Os sintomas variam de acordo com o estágio da doença, mas lesões, pelos caindo ou áreas despigmentadas são preocupantes. No geral, os sinais mais comuns são: presença de nódulos, alteração na cor e no aspecto da pele, manchas escuras que crescem como relevos ou se multiplicam rapidamente, feridas que demoram para cicatrizar, sangramentos e secreções, lesões avermelhadas com aumento de tecido e descamativas, coceira intensa, mudança na cor do pelo e perda de pelo (alopecia) e prurido ou sensibilidade da pele. Os animais de estimação também podem apresentar fadiga, diarreia, vômitos e emagrecimento rápido.
Como prevenir?
Visitas regulares ao veterinário
Realizar check-ups frequentes é uma forma de proteger o bichinho. Com diagnóstico precoce e tratamento adequado, a taxa de recuperação e remissão é alta.
Leve o pet para passear em dias de pouco sol
Outra forma de prevenir a doença é garantindo que a exposição do animal ao sol seja limitada às manhãs e fins de tarde, principalmente no verão. Além disso, quando estiver em casa, deixe o peludo sempre em locais com sombras.
Utilize protetor solar
O protetor solar é essencial para proteger a pele dos animais. O mais indicado é o de FP30 nas áreas do corpo com pouca pelagem, como barriga, orelhas e focinhos.
Atenção com os animais com pelos claros
Pets com pelos claros têm mais propensão ao câncer de pele. Raças de cães com menos pigmento também estão mais sujeitas à enfermidade. São elas: basset hound, beagle, boxer, bull terrier, buldogue, cocker spaniel, collie, dálmata, labrador retriever, pitbull, schnauzer e weimaraner. Os gatos sphynx (sem pelo) e os brancos também têm maior predisposição ao câncer de pele.