De varejista agropecuário a distribuidora do mercado pet

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp
DISTRIBUIDORA DO MERCADO PET
Danilo Guedes Jr., diretor comercial da Master Pec | Foto: Arquivo pessoal

A Master Pec Distribuidora do mercado pet, hoje com sede em Uberlândia, iniciou as atividades em 1993, em Mato Grosso. A loja agropecuária foi aberta na cidade de Várzea Grande, próxima à capital Cuiabá. Logo em seguida, os proprietários, Danilo Guedes e Élida de Paula, viram a oportunidade de suprir as necessidades dos setores da pecuária e agricultura, atividades em franco crescimento na região. Passaram então a atuar também como atacadistas, fornecendo vacinas e medicamentos para animais de produção (bovinos, equinos).

O negócio prosperou e, no ano seguinte, o casal adquiriu uma casa com um amplo terreno, onde construiu um galpão e um escritório para se dedicar exclusivamente à distribuição de produtos agropecuários, abandonando o ramo varejista. A partir de então, expandiu sua participação, chegando a Minas Gerais, Acre, Rondônia e uma fatia do Pará. O entroncamento de rodovias em Várzea Grande, com saídas para outros estados, foi um fator facilitador da logística.

O redirecionamento para o mercado pet começou, timidamente, a partir de 1999, conta Danilo Guedes Jr., atual diretor comercial da empresa, com a venda de vacinas e medicamentos da Zoetis (então uma divisão da Pfizer) e Vencofarma (Dechra). Os produtos são destinados a animais de todos os portes. “Nessa época não havia grande segmentação de mercado. Nossos clientes vendiam de tudo um pouco.”

Master Pec faz guinada radical para o mercado pet

A partir de 2000, prossegue Guedes, aumenta o nível de especialização do mercado e, em 2009, ele ingressa na empresa, aos 23 anos, já formado em medicina veterinária. A Master Pec decide aumentar o portfólio de produtos e a participação da linha pet, então abaixo dos 10%. A iniciativa foi impulsionada pelo surgimento de hospitais e clínicas veterinárias e pets shops. “Houve uma forte expansão desse mercado. Em cinco anos, a venda de produtos para animais de estimação saltou de 3% para 30% de nosso faturamento.

A abertura da filial em Uberlândia começou a ser planejada em 2016. Nos três anos seguintes, a Master Pec trabalhou com representação comercial no Triângulo Mineiro, tempo suficiente para que fosse identificada a oportunidade de abrir uma distribuidora focada no setor pet. A unidade foi inaugurada em 2019, acompanhada de um plano de reestruturação que levou, entre outras mudanças, à troca da equipe comercial e ao estabelecimento de novas parcerias.

Crescimento acelerado da Master Pec

O acordo com laboratórios de diagnóstico foi o reforçado, em 2022, com um catálogo exclusivo para animais de estimação, seguido de outros com a Avert Biolab. A conversão total do negócio para mascotes permitiu à Master Pec dobrar o faturamento a cada ano. A projeção é crescer, em média, 80%, ano a ano, até 2029, triplicando o faturamento. Até setembro último, a comercialização de medicamentos, vacinas e diagnósticos avançou 28%. O objetivo é expandir marcas e aumentar o número de vendedores. Hoje, a fatia da Master Pec no mercado do Triângulo Mineiro é de 3%. A meta é chegar a 10%.

A unidade de Mato Grosso será fechada até o final do ano, unificando os negócios em Uberlândia. Guedes explica que o encerramento das atividades no Centro-Oeste se deve à mudança de cenário na região, onde há uma concentração de mercado em poucos distribuidores com muitos laboratórios. Além disso, a extensão territorial e as distâncias não justificam o alto custo de manutenção da estrutura por lá.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS