A trajetória de André Bandeira, ex-executivo do setor farma, é extraordinária. Após 22 anos na rede Pague Menos, de onde se desligou em abril último, ele agora se dedica ao mercado pet. A experiência adquirida ao longo de anos atuando no varejo e o senso de oportunidade foram os ingredientes que alimentaram a guinada na exitosa carreira.
Hoje Bandeira está à frente da Uau Pet, em Fortaleza, adquirida há quatro meses, quando o antigo proprietário resolveu se mudar para a Espanha. Com a filha se graduando, na época, em medicina veterinária, foi o momento ideal para topar o desafio. “O mercado pet quadruplicou nos últimos dez anos, passando de um faturamento de R$ 16 bilhões para R$ 60 bilhões (2023). Sem contar que o Brasil tem a terceira maior população de pets do mundo”, diz Bandeira durante entrevista ao Panorama PetVet.
A Uau Pet está no mercado há cinco anos, oferecendo atendimento veterinário, serviço de banho e tosa, itens de alimentação, acessórios e brinquedos. O nome foi criado sob o conceito de despertar a admiração do consumidor. Reforçando essa ideia, Bandeira usou sua expertise em gestão para analisar dados, desenvolver a marca, agregar canais de vendas digitais, inclusive o omnichannel. O resultado não tardou a aparecer. Para este ano, a estimativa é de alta de 20% no faturamento sobre 2023.
A iniciativa envolveu ênfase na divulgação de produtos e serviços por meio de encartes e tabloides, instalação de wind banner e ativação de serviços como entrega em domicílio, táxi-dog, televendas, e-commerce, uso de mídias sociais (Instagram e WhatsApp), além da diversificação de itens no mix da loja, hoje com 2.500 SKUs ativos.
Planificação inspirada em método do setor farma
Entre as estratégias mais relevantes, Bandeira cita a planificação da loja, com a separação de mundos – cães, gatos e aves – e a exposição de artigos correlatos em sessões contíguas. Para facilitar a jornada do shopper, por exemplo, as rações ficam próximas a comedouros. “As sessões são agrupadas por tipo de pet, no sentido de gerar vendas casadas”, frisando a técnica muito usual no setor farmacêutico.
Em um terreno de 100 m2, o salão de vendas ocupa a metade do espaço. O modelo de loja compacta é outro trunfo que Bandeira destaca. A proposta é estar próximo ao consumidor e fazer parte da vizinhança. “Queremos proporcionar experiências que as grandes redes de pet shops não têm condições de oferecer”, ressalta. Segundo Bandeira, não é preciso ter uma megastore, com alto custo de ocupação e de manutenção de estoque para ser eficiente.
Para dar mais qualidade ao atendimento no consultório veterinário, além de vacinas, testes rápidos e parcerias com laboratórios para realização de hemograma e exames de imagem, também é disponibilizado o controle e acompanhamento parasitário do pet. A introdução do ozônio no serviço de banho e tosa foi outra iniciativa que ajudou a aumentar o ticket médio, hoje em torno 2,5 itens por consumidor. “Conseguimos trazer novos clientes colocando mais produtos na cesta e agregando valor aos serviços”
Cores vibrantes dão visibilidade à marca Uau Pet
Atualmente são 1.500 consumidores atendidos, número que cresce a uma taxa de 15% mensalmente. A Uau Pet funciona em um ponto de esquina do bairro Meireles, vizinho ao Aldeota, regiões nobres da capital cearense. Com fluxo intenso e salpicada de prédios de alto padrão, a Uau Pet se tornou referência no local devido ao multicolorido da marca.
Para 2025, a projeção é manter o crescimento no patamar de 20% com diversas iniciativas. Uma delas é fazer acordo com a Caixa Econômica Federal para oferecer aos funcionários da associação do banco descontos diferenciados, prática comum no segmento farmacêutico. No âmbito digital, o canal do site está sendo amadurecido para firmar parceria com o iFood. Hoje as entregas são feitas pelo moto Uber.
Nos planos de expansão está a abertura de cinco lojas, do mesmo formato, nos próximos cinco anos na capital Fortaleza. A intenção é consolidar a marca em uma área geográfica e não pulverizá-la. O conhecimento adquirido durante seu período na Pague Menos foi o “pulo do gato” para a nova empreitada. Hoje presente em todo o país, a rede saiu de 250 lojas para 1.700 unidades enquanto esteve sob o comando de Bandeira.