
A trajetรณria de Andrรฉ Bandeira, ex-executivo do setor farma, รฉ extraordinรกria. Apรณs 22 anos na rede Pague Menos, de onde se desligou em abril รบltimo, ele agora se dedica ao mercado pet. A experiรชncia adquirida ao longo de anos atuando no varejo e o senso de oportunidade foram os ingredientes que alimentaram a guinada na exitosa carreira.
Hoje Bandeira estรก ร frente da Uau Pet, em Fortaleza, adquirida hรก quatro meses, quando o antigo proprietรกrio resolveu se mudar para a Espanha. Com a filha se graduando, na รฉpoca, em medicina veterinรกria, foi o momento ideal para topar o desafio. โO mercado pet quadruplicou nos รบltimos dez anos, passando de um faturamento de R$ 16 bilhรตes para R$ 60 bilhรตes (2023). Sem contar que o Brasil tem a terceira maior populaรงรฃo de pets do mundoโ, diz Bandeira durante entrevista ao Panorama PetVet.
A Uau Pet estรก no mercado hรก cinco anos, oferecendo atendimento veterinรกrio, serviรงo de banho e tosa, itens de alimentaรงรฃo, acessรณrios e brinquedos. O nome foi criado sob o conceito de despertar a admiraรงรฃo do consumidor. Reforรงando essa ideia, Bandeira usou sua expertise em gestรฃo para analisar dados, desenvolver a marca, agregar canais de vendas digitais, inclusive o omnichannel. O resultado nรฃo tardou a aparecer. Para este ano, a estimativa รฉ de alta de 20% no faturamento sobre 2023.
A iniciativa envolveu รชnfase na divulgaรงรฃo de produtos e serviรงos por meio de encartes e tabloides, instalaรงรฃo de wind banner e ativaรงรฃo de serviรงos como entrega em domicรญlio, tรกxi-dog, televendas, e-commerce, uso de mรญdias sociais (Instagram e WhatsApp), alรฉm da diversificaรงรฃo de itens no mix da loja, hoje com 2.500 SKUs ativos.
Planificaรงรฃo inspirada em mรฉtodo do setor farma
Entre as estratรฉgias mais relevantes, Bandeira cita a planificaรงรฃo da loja, com a separaรงรฃo de mundos โ cรฃes, gatos e aves โ e a exposiรงรฃo de artigos correlatos em sessรตes contรญguas. Para facilitar a jornada do shopper, por exemplo, as raรงรตes ficam prรณximas a comedouros. โAs sessรตes sรฃo agrupadas por tipo de pet, no sentido de gerar vendas casadasโ, frisando a tรฉcnica muito usual no setor farmacรชutico.
Em um terreno de 100 m2, o salรฃo de vendas ocupa a metade do espaรงo. O modelo de loja compacta รฉ outro trunfo que Bandeira destaca. A proposta รฉ estar prรณximo ao consumidor e fazer parte da vizinhanรงa. โQueremos proporcionar experiรชncias que as grandes redes de pet shops nรฃo tรชm condiรงรตes de oferecerโ, ressalta. Segundo Bandeira, nรฃo รฉ preciso ter uma megastore, com alto custo de ocupaรงรฃo e de manutenรงรฃo de estoque para ser eficiente.
Para dar mais qualidade ao atendimento no consultรณrio veterinรกrio, alรฉm de vacinas, testes rรกpidos e parcerias com laboratรณrios para realizaรงรฃo de hemograma e exames de imagem, tambรฉm รฉ disponibilizado o controle e acompanhamento parasitรกrio do pet. A introduรงรฃo do ozรดnio no serviรงo de banho e tosa foi outra iniciativa que ajudou a aumentar o ticket mรฉdio, hoje em torno 2,5 itens por consumidor. โConseguimos trazer novos clientes colocando mais produtos na cesta e agregando valor aos serviรงosโ
Cores vibrantes dรฃo visibilidade ร marca Uau Pet
Atualmente sรฃo 1.500 consumidores atendidos, nรบmero que cresce a uma taxa de 15% mensalmente. A Uau Pet funciona em um ponto de esquina do bairro Meireles, vizinho ao Aldeota, regiรตes nobres da capital cearense. Com fluxo intenso e salpicada de prรฉdios de alto padrรฃo, a Uau Pet se tornou referรชncia no local devido ao multicolorido da marca.
Para 2025, a projeรงรฃo รฉ manter o crescimento no patamar de 20% com diversas iniciativas. Uma delas รฉ fazer acordo com a Caixa Econรดmica Federal para oferecer aos funcionรกrios da associaรงรฃo do banco descontos diferenciados, prรกtica comum no segmento farmacรชutico. No รขmbito digital, o canal do site estรก sendo amadurecido para firmar parceria com o iFood. Hoje as entregas sรฃo feitas pelo moto Uber.
Nos planos de expansรฃo estรก a abertura de cinco lojas, do mesmo formato, nos prรณximos cinco anos na capital Fortaleza. A intenรงรฃo รฉ consolidar a marca em uma รกrea geogrรกfica e nรฃo pulverizรก-la. O conhecimento adquirido durante seu perรญodo na Pague Menos foi o โpulo do gatoโ para a nova empreitada. Hoje presente em todo o paรญs, a rede saiu de 250 lojas para 1.700 unidades enquanto esteve sob o comando de Bandeira.