As principais notícias do mercado PET e VETERINÁRIO ao seu alcance

Como cuidar de um cachorro de rua

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso grupo do Whatsapp

cachorro de rua

É sempre um momento triste ao encontrar um cachorro de rua em uma situação delicada, seja por abandono ou por maus tratos. Muitas vezes, a vontade de pegar um deles para ser um membro da família é enorme, já que a sensibilidade com o sofrimento do cão é sempre tocante.

Em algumas situações, é realmente necessário fazer um resgate e garantir a melhor qualidade de vida para ele. Porém, também é preciso saber lidar corretamente com um cachorro de rua que precisa de ajuda. Hoje, indicaremos as melhores escolhas para cuidar de um animal encontrado na rua e os possíveis destinos para o bichinho.

Como fazer o resgate de um cachorro de rua

A sensação de ver um cachorro na rua de forma abandonada e maltratada é bastante implicante com o pensamento humano. Isso porque a primeira coisa que vem à mente é a vontade de resgatar o animal para cuidar bem dele, mas misturada com o medo de um ataque ou do cão ser mal receptivo. Boa parte dos cachorros abandonados nas ruas já sofreram maus tratos, e por isso são desconfiados de qualquer um que chegar perto, mesmo que tenha o intuito de cuidar.

Para quebrar essa barreira do primeiro contato, além de muita paciência, é recomendado que o humano utilize de petiscos e alimentos para agradar o bichinho e conquistar sua confiança, antes mesmo de passar a mão e muito menos de pegar no colo. Lentamente, chegue perto do cão sem fazer movimentos bruscos e ofereça a parte de fora da sua mão para ele cheirar, nunca a palma. A partir daí, é preciso ver a reação do cachorro: se ele será receptivo e ficará confortável ou se continuará reservado.

É importante levar em consideração que, por estarem na rua todos os dias em convívio com diversas doenças, é indicado que sejam tomados alguns cuidados antes de pegar o bichinho. Se possível, realize o resgate utilizando luvas ou tecidos para encostar no cachorro, podendo ser útil até para defesa em caso de agressão do animal. Também se certifique de manter a higiene após o contato, para assim evitar mais ainda as doenças.

Cuidados com um cachorro de rua

O resgate de um cachorro de rua deve ser feito sempre da maneira mais correta possível. A primeira indicação é que ele seja destinado a um médico veterinário, antes mesmo de levar o animal para casa, porque mesmo que ele não esteja ferido é preciso realizar um diagnóstico para encontrar alguma possível doença e checar o protocolo de vacinação. Como não há conhecimento do histórico do animal, é indicado que ele tome todas as vacinas novamente (ou pela primeira vez), sendo recomendado que fique em casa até que feche o calendário de imunização.

No caso de já ter outro animal em casa, é importante que não haja a convivência entre eles durante os primeiros dias de adaptação. Não é recomendado que o cachorro de rua fique em contato com seu pet até que o checkup de doenças e vacinação seja confirmado. Além do contato, é extremamente necessário que os potinhos de comida e de água sejam diferentes, além da caminha, coleiras e brinquedos.

Encontrando um destino para o cachorro de rua

Na maioria das vezes, após ser resgatado o cão fica durante um tempo em algum lar que possa o fornecer as melhores primeiras condições de vida. Ao encontrar um tutor disposto a ficar com ele definitivamente, ele troca de casa, a não ser que o próprio cuidador temporário esteja pronto para cuidar do animal. Nos dias atuais, a rede social tem papel fundamental na doação de pets, através da publicação em grupos de fotos, informações e contato dos atuais donos. Uma boa ideia é mandar para seus amigos e familiares, que também podem ajudar na divulgação para achar um novo lar para o cachorro de rua.

Outro bom uso da internet se dá pela arrecadação de dinheiro por doações para o tratamento e cuidados do cão, o que se destina pela empatia em ajudar o animalzinho. Também é utilizada para encontrar bichinhos perdidos. Sobre as publicações, é necessário garantir todas as informações verdadeiras do pet, apresentando as notas fiscais e explicando a situação em que ele se encontra. Em caso de não ter ninguém para ficar com o cachorro, uma ótima opção é encontrar uma ONG que cuide dos animais. Independente do destino, o importante é que ele tenha um futuro bem cuidado e com a atenção merecida por um ser vivo qualquer.

Mais lidas

OUTRAS NOTÍCIAS

error: O conteúdo está protegido !!