
O Brasil vem registrando, em média, a abertura de 982 lojas de banho e tosa por mês. Segundo indicadores do Sebrae, 5.893 negócios de higiene e beleza de animais de estimação começaram a funcionar no primeiro semestre.
Essa média já é 11% superior à do ano passado, quando 10.587 estabelecimentos do gênero abriram as portas. Como parâmetro, o número de PDVs que iniciou operações em 2014 totalizou 4.372.
“Com o estreitamento dos laços entre tutores e animais, os cuidados com os pets se tornaram mais intensos, fazendo com que os serviços e espaços dedicados a eles não apenas se multiplicassem, mas também evoluíssem, adequando-se cada vez mais às necessidades dos clientes”, avalia Flávio Barros, gestor do segmento pet do Sebrae.
Média mensal de lojas de banho e tosa abertas no país

Lojas de banho e tosa tem MEIs como principais empurrões
Ainda de acordo com o levantamento, a ascensão das lojas de banho e tosa no Brasil tem os microempreendedores individuais (MEIs) como principais responsáveis. Esse grupo de empresários abriu 5.402 salões entre janeiro e junho deste ano, representando 92% dos novos negócios. O percentual está próximo dos 93% registrados em 2023.
Abertura de pet shops vai na mesma direção
Os pet shops também vêm se destacando. No ano passado, foram criados 18.883 empreendimentos no país. No primeiro semestre de 2024, já foram abertos 9.276 novos comércios no segmento. Especialistas do Sebrae acreditam que até o final de dezembro, o número de novos negócios pode se aproximar dos 18.883 registrados em 2023.
“O segmento de pet é muito procurado porque é fácil de entrar, não precisa de grandes instalações para quem comercializa alimentos, acessórios, roupas e brinquedos”, diz Barros.